domingo, 31 de agosto de 2014

UBERLÂNDIA – 126 ANOS. CIDADE EDUCADORA: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES

UBERLÂNDIA – 126 ANOS.
CIDADE EDUCADORA: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES

            Estamos há mais de 18 meses do início do governo de Gilmar Machado em Uberlândia o qual assumiu um compromisso dos mais difíceis: a cidade educadora.
         O conceito de Cidades Educadoras começou como um movimento, em 1990,com base no I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, quando um grupo de cidades representadas por seus governos locais, pactuou o objetivo comum de trabalhar juntas em projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida os habitantes, a partir da sua participação ativa na utilização e evolução da própria cidade e de acordo com a carta aprovada das Cidades Educadoras. Mais tarde, em 1994, o movimento foi formalizado como o III Congresso Internacional em Bolonha.
         Para uberlandenses e uberlandinos os princípios de uma cidade educadora ainda não estão claros, ainda mais numa cidade em que as frases motivadoras da gestão pública estão ligadas a obras e aos fazer obras.
         A cidade educadora tem como princípios:

ü Trabalhar a cidade como grande espaço educador;
ü Trabalhar a escola como espaço comunitário;
ü Aprender na cidade, com a cidade e com as pessoas;
ü Valorizar o aprendizado vivencial;
ü Priorizar a formação de valores

         Sabedores desses princípios entendemos o tamanho dos desafios, porque não basta apenas os cidadãos e cidadãs do município conhecê-los, eles tem que se envolver nessa mudança de paradigmas, mudança essa em que a escola e a educação ocupam um lugar central.
         A diversidade é inerente às cidades atuais e prevêse que aumentará ainda mais no futuro. Por esta razão, um dos desafios da cidade educadora é o de promover o equilíbrio e a harmonia entre identidade e diversidade, salvaguardando as contribuições das comunidades que a integram e o direito de todos aqueles que a habitam, sentindose reconhecidos a partir de sua identidade cultural.
         Conforme Colomer

somos as pessoas físicas que compartilham um território e uma cultura urbana: as construções e demais elementos da paisagem urbana, as instituições ou pessoas jurídicas, as ideias e conceitos, os valores e símbolos, os instrumentos e as técnicas que formam nossa experiência coletiva, a memória dos fatos compartilhados e o projeto de futuro que estamos construindo”. COLOMER (1999, p.18)

         Assim, o limite da cidade educadora é a própria cidade e a falta de se sentir parte dela de cada indivíduo.
         A medida em que cada cidadão toma consciência de sua importância no espaço urbano e  consegue entender a vida urbana também, como uma luta solidária para combater o sofrimento e a desigualdade e para conseguir uma maior coesão social será possível em uma sociedade democrática e cada vez mais solidária.
         Os limites só se tornarão possibilidades quando o poder público promover campanhas educativas e informativas de forma a mobilizar as pessoas para se envolver nesse projeto.
         A cidade educadora não é um projeto de obras é um projeto multidimensional de convivência e de relações baseadas no respeito, no tratamento positivo da diferença, na informação e na participação.
         Portanto é um processo coletivo a ser construído e reconstruído assim como a paisagem urbana e suas constantes mudanças, valorizando o lugar nas dimensões históricas, geográficas culturais e sociais.

Referências
Associación Internacional de Ciudades Educadoras. Carta de Ciudades Educadoras, Barcelona 1990
COLOMER, Jaume. La Ciudad Educadora: Conceptos, Estratégias e Acciones. Palestra proferida no 1º Encontro Brasileiro de Cidades Educadoras em 7, 8 e 9 de outubro de 1999. In: documento organizado pela prefeitura de Porto Alegre, SMED


Para saber mais
Título:  A Cidade Educadora
Autora:  Maria Belén Caballo Villar
Editora: Piaget.

Título: Cidade educadora - princípios e experiências Vol. 1
Autores : Paulo Roberto Padilha e Moacir Gadotti
Editora: Cortez

Título: Cidade Educadora a Experiência de Porto Alegre
Autores: Leslie Toledo, Maria Luiza Rodrigues Flores, Marli Conzatti

Editora: Cortez Editora

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