sábado, 8 de fevereiro de 2020

CERTIFICAÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS 2020

CERTIFICAÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS 2020
As inscrições ocorrem entre 17 de fevereiro e 4 de março e as provas serão aplicadas no dia 29 de março de 2020

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais publicou neste sábado, 08 de fevereiro de 2020, no diário oficial do estado o  EDITAL SEE Nº 02/2020 que trata da CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL DE DIRETOR DE ESCOLA ESTADUAL 

As inscrições para a Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual, de que trata este Edital, estarão abertas no período de 10 horas do dia 17/2/2020 até as 16 horas do dia 04/3/2020, no endereço eletrônico http://www.institutoavaliar.org.br/certificacao2020/ .

A prova de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual, de caráter eliminatório, não classificatório, constará de 60 (sessenta) questões objetivas de múltipla escolha, com 04 (quatro) opções de resposta cada, sendo atribuído 1 (um) ponto para cada resposta correta, totalizando 60 (sessenta) pontos.

A aplicação das Provas Objetivas está prevista para o dia 29 de março de 2020, domingo, no horário de 8 horas às 12 horas, e será realizada no Estado de Minas Gerais, nas cidades sedes das Superintendências Regionais de Ensino (SRE).

Faça o download do edital clicando em:


Veja o Edital completo abaixo:

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Orientações sobre o processo de movimentação de servidores e prazo de validade das declarações/certidões de conclusão de curso.

Memorando-Circular nº 11/2020/SEE/SG - GABINETE

Belo Horizonte, 07 de fevereiro de 2020.

Ao(À) Sr(a).: Superintendentes Regionais de Ensino

Superintendências Regionais de Ensino

Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG)

  

Assunto: Orientações sobre o processo de movimentação de servidores e prazo de validade das declarações/certidões de conclusão de curso.

Encaminhamos abaixo importantes orientações acerca do processo de movimentação de servidores, bem como sobre o prazo de validade das declarações/certidões de conclusão de curso.

1 – Sobre a movimentação de servidores:

Foi criado um canal de atendimento oficial para receber os recursos dos servidores que fizeram a inscrição no processo de movimentação online. 

O candidato que se inscreveu no referido processo e não foi contemplado em seu pedido, ou que o tenha sido de forma parcial ou equivocada,  poderá realizar o respectivo questionamento junto à Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), por meio de recurso encaminhado via endereço eletrônico sg.recurso.movimentacao@educacao.mg.gov.br no período de 08 a 11 de fevereiro de 2020, para a competente análise.   

2 – Sobre o prazo de validade das declarações/certidões de conclusão de curso:

Em relação à Orientação da Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Escolar (DDGE) desta Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), enviada em 23/1/2020, via mensagem eletrônica, aos Gabinetes, às Diretorias de Pessoal e ao Serviço de Inspeção Escolar das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), que dispõe que apenas as declarações/certidões de conclusão de curso acrescidas do histórico escolar, expedidas em período inferior ou igual a 390 (trezentos e noventa) dias do término do curso poderão ser consideradas para a análise, informamos:

A referida orientação terá seus efeitos mantidos até 09 de fevereiro de 2020, visto que o processo já está em curso e diversas ações foram realizadas;

Para as designações que ocorrerão a partir do dia 10 de fevereiro de 2020, excepcionalmente, serão consideradas para análise, as declarações/certidões de conclusão de curso de graduação expedidas em período igual ou inferior a 390 (trezentos e noventa) dias da data da designação, acrescidas do histórico escolar e do protocolo de solicitação do diploma junto à Instituição de Ensino Superior (IES) formadora;

A ordem de classificação dos candidatos está mantida. Portanto, os candidatos que não lograram designação anteriormente, por motivo de não-atendimento à Orientação DDGE de 23/1/2020, poderão participar do processo de designação concorrendo a novas vagas, desde que atendam o item 2;

A partir de 2021, será obrigatória para a designação a apresentação de diploma ou declaração/certidão de conclusão de curso de graduação acrescida do histórico escolar expedida no prazo de até 390 (trezentos e noventa) dias, contados da data de conclusão do curso.

Certos de poder contar com sua valiosa colaboração, renovamos nossos protestos de estima e distinta consideração. 

Atenciosamente,

Ana Costa Rego
Subsecretária de Gestão de Recursos Humanos

Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas
Subsecretário de Articulação Educacional

Documento assinado eletronicamente por Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Roj, Subsecretário, em 07/02/2020, às 19:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 47.222, de 26 de julho de 2017.


Documento assinado eletronicamente por Ana Costa Rego, Subsecretário(a), em 07/02/2020, às 19:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 47.222, de 26 de julho de 2017.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

URGENTE: Segunda Rodada de Designação Presencial - Cronograma Atualizado (SRE UBERLÂNDIA)

Segunda Rodada de Designação Presencial - Cronograma Atualizado (SRE UBERLÂNDIA)

Considerando as disposições do Ofício Circular SEE/SRE Uberlândia nº 03/2020 e a necessidade de antecedência mínima de de 24 (vinte e quatro) horas do Edital após aprovação das vagas pela SEE, conforme disposto no parágrafo único do art. 9º da Resolução SEE nº 4.257/2020, a segunda chamada para a designação presencial será processada nos polos, nos dias e horários abaixo:

 
ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - ATB, em 06/02/2020 às 15 horas
 
ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA - EEB, em 07/02/2020 às 8 horas
 
PEB - ANOS INICIAIS REGENTE DE TURMA/EVENTUAL/PROFESSOR PARA ENSINO E USO DA BIBLIOTECA, em 07/02/2020 às 9 horas
 
Após o período de 03/02/2020 a 07/02/2020, as vagas que surgirem serão processadas nas unidades escolares.

As vagas aprovadas pela SEE/MG devem ser divulgadas por meio de editais no endereço https://controlequadropessoal.educacao.mg.gov.br/divulgacao

 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Orientação sobre cumprimento de Dias Escolares

Orientação sobre cumprimento de Dias Escolares

Após vários questionamentos sobre o cumprimento da carga dos professores a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais se posicionar sobre a carga horária excedente.

Considerando a necessidade de esclarecer sobre o cumprimento das atividades docentes nos dias escolares, orientamos:
 
Conforme artigo 9º da Resolução SEE nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012, “considera-se dia escolar aquele em que são realizadas atividades de caráter pedagógico e administrativo, com a presença obrigatória do pessoal docente, técnico e administrativo, podendo incluir a representação de pais e alunos”.
Neste sentido, a  Resolução SEE nº 4.254 de 18 de dezembro de 2019 que estabelece para a rede Pública Estadual de Educação Básica, os procedimentos de ensino, diretrizes administrativas e pedagógicas do Calendário Escolar do ano de 2020, destinou aos dias 03 a 07 de fevereiro; 11 de julho e 17 e 18 de dezembro, atividades de planejamento, reuniões, estudos de recuperação finais com os estudantes e formação continuada dos profissionais das escolas.
Nos termos do artigo 172 da Lei nº 7.109, de 13 de outubro de 1977 que define o Estatuto do pessoal do magistério público do Estado de Minas Gerais, são deveres do pessoal do magistério, dentre outros:
I - elaborar e executar integralmente os programas, planos e atividades da escola no que for de sua competência;
II - cumprir e fazer cumprir os horários e calendários escolares;
III - ocupar-se com zelo, durante o horário de trabalho, no desempenho das atribuições de seu cargo;
IV - manter e fazer com que seja mantida a disciplina em sala de aula e fora dela;
V - comparecer às reuniões para as quais for convocado;
VI - participar das atividades escolares;
VII - zelar pelo bom nome da unidade de ensino;
VIII - respeitar alunos, colegas, autoridades do ensino e funcionários administrativos, de forma compatível com a missão de educador. (Grifo nosso)
 
Desse modo, os dias escolares previstos no calendário escolar deverão ser cumpridos por todos os servidores da escola, conforme carga horária e turno definida pelo Diretor da Escola, de forma compatível com as atividades planejadas.
Vale ressaltar que as atividades programadas deverão permitir a efetiva participação de todos os profissionais da escola. 
Neste sentido, havendo cumprimento, em dia escolar, de carga horária superior à estabelecida para a jornada semanal do professor (docência mais atividades extraclasse), esta deverá ser compensada, dentro do próprio mês, nas horas semanais destinadas a atividades extraclasse (item b, do inciso II, do artigo 1° do Decreto n° 46.125/2013), não sendo permitida a compensação de carga horária destinadas a reuniões coletivas.
O cumprimento da jornada deverá ser devidamente registrada em livro de ponto. No caso de professor, detentor de dois cargos em escolas estaduais, havendo simultaneidade nos horários dos dias escolares, deverá comprovar o comparecimento em uma das escolas, que será computada sua presença para efeitos nos dois cargos, sendo necessária a alternância dos dias de presença entre as duas escolas para garantir a sua participação nas duas instituições. 

Fonte: 
Ofício Circular SEE/SE - IE nº. 2/2020
Belo Horizonte, 05 de fevereiro de 2020.
Ao(À) Sr(a).:
Superintendente Regional de Ensino
  
Assunto: [Orientação sobre cumprimento de Dias Escolares].
Referência: [Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 1260.01.0005911/2020-50].

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

SRE UBERLÂNDIA: Segunda Chamada para designação presencial acontecerá nos dias 05 e 06 de Fevereiro!

DESIGNAÇÃO 2020
SRE UBERLÂNDIA: Segunda Chamada para designação presencial acontecerá nos dias 05 e 06 de Fevereiro

Conforme dispõe a Resolução SEE nº 4.257/2020, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais de 07/01/2020, e nos termos do Ofício Circular SEE/DGEP nº. 2/2020 e demais orientações, a Superintendência deverá promover a segunda chamada da designação presencial no período de 03/02/2020 a 07/02/2020, nos moldes da chamada inicial, com pólos e micro pólos, observando:

1. o saldo de vagas da chamada inicial da designação presencial;
2. as vagas da designação presencial cadastradas e aprovadas posteriormente;
3. saldo de vagas do processo de designação online após a 2ª rodada, inseridas automaticamente
4. as vagas cadastradas e aprovadas das funções da designação online, não inseridas em tempo hábil e; 
5. demais vagas que surgirem.

CONSULTA DE VAGAS
As vagas podem ser consultadas pelo site: 

LOCAIS DE DESIGNAÇÃO

ARAGUARI
EE MADRE MARIA BLANDINA
Av. Nicolau Dorázio, 129 - B. Industrial

ARAPORà
EE MÁRIO SIDNEY FRANCHESCHI 
Rua Adalto Pereira de Almeida, S/nº - B. Alvorada

CAMPINA VERDE 
EE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 
Rua Vinte e Três, 766 - Centro

INDIANÓPOLIS 
EE NELSON SOARES DE OLIVEIRA 
Rua Presidente Vargas, 920 - Centro

MONTE ALEGRE DE MINAS 
EE MONTE ALEGRE DE MINAS 
Rua Arthur Bernardes, 371 - Centro

NOVA PONTE 
EE JOSIAS PINTO 
Rua Professor Djalma Alvarenga de Oliveira, 901 - Centro

PRATA 
EE DO PRATA 
Travessa Olímpica, 38 - Centro

TUPACIGUARA
EE ENSINO MÉDIO - BRASIL PROFISSIONALIZADO 
Rua Herodoto Ferreira Fontes, 137 - B. Tiradentes

UBERLÂNDIA 
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO 
Rua Coronel Severiano, 351A - B. Tabajarás

CRONOGRAMA DE DESIGNAÇÃO CENTRALIZADA PARA TODOS MUNICÍPIOS


CONTEÚDO
DATA
HORÁRIO
PEB - MATEMÁTICA
05/02/2020
8H
PEB - FÍSICA
05/02/2020
9H
PEB - QUÍMICA
05/02/2020
9H
PEB - CIÊNCIA/BIOLOGIA
05/02/2020
9H30
PEB - ENSINO RELIGIOSO
05/02/2020
10
PEB - ARTES
05/02/2020
10
PEB - PORTUGUÊS
05/02/2020
10H30
PEB - LÍNGUA ESTRANGEIRA
05/02/2020
11H30
PEB - FILOSOFIA
05/02/2020
13
PEB - SOCIOLOGIA
05/02/2020
13
PEB - HISTÓRIA
05/02/2020
13H30
PEB - GEOGRAFIA
05/02/2020
14H30
PEB - EDUCAÇÃO FÍSICA
05/02/2020
14H30
PEB - PROFESSOR DE APOIO
05/02/2020
15H
PEB - TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS
05/02/2020
15H30
PEB - SALA DE RECURSOS
05/02/2020
15H30
CONTEÚDO
DATA
HORÁRIO
ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO BÁSICA - ATB
06/02/2020
8H
ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA - EEB
06/02/2020
10H
PEB - ANOS INICIAIS REGENTE DE TURMA/EVENTUAL/PROFESSOR PARA ENSINO E USO DA BIBLIOTECA
06/02/2020
13H

IMPORTANTE:

1. As designações para Professor de Educação Básica – PEB Regente de Aulas dos Conservatórios Estaduais de Música, Professor de Educação Básica – PEB Orientador de Aprendizagem para os CESEC's, Professor de Educação Básica – PEB Regente de Aula para atuar nas escolas de Ensino Regular que oferecem os cursos da Educação Profissional e o curso Normal em Nível Médio e Professor de Educação Básica – PEB da Educação Integral ocorrerão nas próprias escolas ofertantes.

2. ASB - Conforme especificidade e definição desta SRE Uberlândia, a designação para o cargo de Auxiliar de Serviços de Educação Básica - ASB ocorrerá diretamente nas escolas estaduais.

4. Documentos necessários para designação:

5. Declaração de Residência:

6. Resultado final do Concurso:

7. Orientação Geral para o Processo de Designação

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Currículo Referência de Minas Gerais e Planos de Curso do Ensino Fundamental

Currículo Referência de Minas Gerais e Planos de Curso do Ensino Fundamental

Na página do Currículo Referência de Minas Gerais, utilizando link:

Os Planos de Curso Bimestrais estão disponíveis em pastas e seu acesso deve ser feito usando o link: https://drive.google.com/drive/folders/1AtalHFmOsbpcsKzr8gt8j31ZJySGR4jZ?usp=sharing