sexta-feira, 10 de abril de 2020

Comunicado - Recadastramento Anual Obrigatório de Inativos e Pensionistas Especiais - IPSEMG

Em virtude da situação de emergência em saúde pública causada pelo agente Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Estado de Minas Gerais, informamos que não haverá qualquer tipo de atendimento presencial para esse tipo de serviço. Conforme a data do aniversário, o inativo e pensionista especial deverá observar:

A) AOS QUE FAZEM ANIVERSÁRIO A PARTIR DO MÊS DE MARÇO DE 2020    Informamos que em decorrência das medidas emergenciais tomadas pelo governo do Estado de Minas Gerais, conforme o art. 8º do Decreto 47886 de 15/03/2020, foi suspensa a obrigatoriedade do recadastramento dos servidores inativos, em afastamento preliminar à aposentadoria e pensionistas especiais, sem que implique em suspensão do benefício.    

 

B) AOS QUE FIZERAM ANIVERSÁRIO ATÉ FEVEREIRO DE 2020 E NÃO REALIZAR O RECADASTRAMENTO NO RESPECTIVO MÊS DE ANIVERSÁRIO   O beneficiário inadimplente que estiver com o pagamento bloqueado ou suspenso por falta de recadastramento em tempo hábil, somente poderá ter o benefício restabelecido após a regularização do recadastramento, mediante o envio da seguinte documentação:  

B.1 - Servidores inativos, em afastamento preliminar à aposentadoria e pensionistas especiais • Declaração de vida, escrita de próprio punho, devidamente datada e assinada pelo beneficiário e por duas testemunhas sem grau de parentesco. Para o pensionista especial é necessário declarar também, no mesmo documento, o seu estado civil atual; • Cópia simples do RG do beneficiário e das testemunhas; • Cópia simples do CPF do beneficiário; • Cópia simples de comprovante de residência.

B.2 - Curatelados / Tutelados   Quando tratar de curatelados/tutelados, a declaração de vida deve ser escrita e assinada pelo curador/tutor e também assinada por 2 testemunhas sem grau de parentesco com qualquer um deles. Deverá ser acrescentada aos demais documentos a cópia simples do termo de curatela/tutela.

Todos os documentos exigidos deverão ser digitalizados e encaminhados, via e-mail, ao endereço eletrônico suconrecadastramento@fazenda.mg.gov.br   Reiteramos que, enquanto durar a situação de emergência em saúde pública causada pelo agente Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Estado de Minas Gerais, não haverá atendimento presencial aos beneficiários e interessados. Portanto, durante o citado período, o encaminhamento da documentação exigida, via e-mail, na forma acima orientada, será o único canal para a realização do recadastramento de beneficiários inadimplentes que estão com o pagamento bloqueado ou suspenso.


Fonte:

https://www.portaldoservidor.mg.gov.br/index.php/2-noticias/258-comunicado-recadastramento-obrigatorio-anual-de-inativos

quinta-feira, 9 de abril de 2020

URGENTE: COMUNICADO DO SIND-UTE MG SOBRE A DELIBERAÇÃO 26 DA COVID-19, RETORNO AS AULAS E TELETRABALHO

URGENTE: COMUNICADO DO SIND-UTE MG SOBRE A DELIBERAÇÃO 26 DA COVID-19, RETORNO AS AULAS E TELETRABALHO

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) dirige-se à sociedade mineira para denunciar a irresponsabilidade para com a vida por parte do governo Zema

No momento em que a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e demais autoridades no país reforçam a necessidade do isolamento social para garantir a capacidade de atendimento médico emergencial às pessoas acometidas pela COVID 19, o governo de Minas age na contramão e decreta o retorno às escolas dos trabalhadores do setor administrativo (secretaria, limpeza, cantina e etc.), mesmo que as aulas continuem suspensas.

É importante destacar que o retorno destes segmentos para a escola representa um aumento significativo na circulação de pessoas na cidade, o que certamente potencializará o contágio e o número de infecções pelo Coronavírus. É aviltante que na mesma semana em que o governador anuncia que não há previsão de pagamento dos salários dos educadores, o governo tome uma medida que exponha os trabalhadores e suas famílias ao risco do contágio. Tal fato mostra, mais uma vez, o desprezo do governador Romeu Zema pela vida dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação. Primeiro o governador sacrificou nossos salários, agora pede o sacrifício das nossas vidas.

Precisamos nos atentar para o fato de que, por trás desta ação, há o claro objetivo da Secretaria de Estado da Educação de impor aos nossos estudantes um sistema de ensino remoto – Educação a Distância (EaD), contrariando as deliberações do Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais, que apontou a ineficiência de uma proposta que peca pela impossibilidade de garantir o acesso a maioria dos estudantes e não se vale da mediação dos professores. A proposta, portanto, além de não favorecer pedagogicamente, aprofundará ainda mais as desigualdades educacionais que já atingem nossos estudantes.

O governo age de forma oportunista, numa tentativa de introduzir a privatização da educação, começando pela terceirização dos conteúdos, que não foram e nem serão produzidos pelos professores e professoras. Além de contrariar o princípio da autonomia de ensino, desconsidera as diversidades e a pluralidade de cada comunidade escolar e afronta a organização dos/as Trabalhadores/as em Educação em greve desde o dia 11 de fevereiro de 2020.

O Sind-UTE/MG clama a toda sociedade mineira para que cobre do governo Zema, em suas redes sociais, a suspensão do decreto e em defesa da vida dos educadores e estudantes mineiros.

#ZemaNossasVidasImportam
#AVidaValeMais
#VidaEmPrimeiroLugar
#EducadoresQueremViver
#NossasCriançasImportam
#QueremosNossosEstudantesVivos

Fonte:

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Pagamento de Abril: segurança e saúde já tem datas. Já a educação... não!

Pagamento de Abril: segurança e saúde já tem datas. Já a educação... não!

Categorias vão receber vencimentos na próxima quinta-feira (9/4)

O Governo de Minas Gerais informa que os servidores das áreas da Saúde e da Segurança Pública receberão o pagamento integral de seus salários na próxima quinta-feira (9/4). O pagamento será possível devido a um grande esforço do Estado  em seu fluxo de caixa e contempla profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus nos 853 municípios mineiros. 

Em razão da queda de arrecadação ocasionada pela pandemia, ainda não é possível anunciar a escala de pagamento de todos os servidores. Esse anúncio será feito tão logo seja possível.

Cursos Online para fazer na quarentena. a maioria gratuitos.(Parte 1)

Cursos online para fazer na Quarentena.
A maioria gratuitos.(Parte 1)

O blog fez uma pesquisa de cursos gratuitos com Certificação para você fazer durante a quarentena.

🚨🚨🚨🚨  Sobre a BNCC 🚨🚨🚨🚨

Olá ! 
 MEC está oferecendo cursos de formação sobre a BNCC. 

MEC oferece cursos EAD gratuitos com certificação gratuita para educadores

Educadores podem se inscrever para participar de cursos de formação sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Os cursos são ofertados pelo AVA MEC, que é um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido pelo laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTime) da Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Nesta formação da BNCC, conforme informado abaixo:

A BNCC e a Gestão Escolar – 30h;

Os Conselhos de Educação e a implementação da BNCC – 30h;

A BNCC na Educação Infantil – 30h;

A BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 30h;

A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa – 40h;

A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Língua Inglesa – 40h;

A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Educação Física – 40h;

A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Arte – 40h;

A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Matemática – 40h;

A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: História – 40h;

A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Geografia – 40h;

A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciências – 40h;

A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ensino Religioso – 40h;

Todos terão certificados e os cursistas têm três meses para finalizar o curso.
Para realizar a pré-inscrição é necessário que o interessado preencha o formulário corretamente. Se o educador quiser fazer mais de um curso, ele deve preencher um formulário para cada.

LINK PARA INSCRIÇÃO –> http://avamec.mec.gov.br/#/curso/listar

🚨🚨 Outras áreas de conhecimento 🚨🚨

1. Casa do Saber

Desde 18 de março, a Casa do Saber está com o serviço on demand liberado pelo período de 30 dias. A plataforma oferece 120 cursos com conteúdo referente aos grandes pensadores da Filosofia, Ciências, Artes, Literatura e Música. A Casa do Saber tem um time de 1.500 professores e colaboradores. Na lista, estão nomes como o do teólogo Leonardo Boff, o historiador Leandro Karnal e os filósofos Franklin Leopoldo e Silva e Luiz Felipe Pondé.

Acesse a plataforma de cursos online da Casa do Saber aqui!

2. Digital Innovation One

No maior ecossistema de educação gratuita para desenvolvedor de softwares do Brasil você pode aprender linguagens de programação como Javascript, PHP, Python e Angular. Os cursos são gratuitos e gravados por especialistas do mercado com duração de duas a 12 horas. As aulas estão divididas em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. O Digital Innovation One também fornece certificado.

Acesse a plataforma online de cursos gratuitos do Digital Innovation One!

3. Escola Virtual – Fundação Bradesco 

A plataforma oferece mais de 80 cursos nas áreas de Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Informática, Educação básica e Pedagogia, com duração média de 10 horas. Além disso, são oferecidos materiais e roteiros de estudo para os alunos. E os certificados são válidos como comprovante de atividade complementar em algumas faculdades.

Acesse os cursos online gratuitos da Escola Virtual!

4. ESPM

Do dia 27 de março a 30 de abril, a Escola Superior de Propaganda e Marketing está oferecendo 13 cursos online e gratuitos. O Pocket Live ESPM funciona por webconferência com duração de duas horas. As aulas também ficam disponíveis para acesso em outros horários. Os temas são variados e envolvem do universo do e-commerce e até Excel Básico.

Acesse aqui a plataforma de cursos da ESPM

5. FABER-CASTELL

Com a campanha “Em casa com a Faber-Castell”, a empresa liberou o acesso a todos os cursos de desenho durante o período de confinamento. São 17 oportunidades para crianças e adultos disponíveis até o dia 19 de abril. Narrativa Visual, Desenvolvimento de personagens, Lettering, Dicas de composição e desenho realista estão entre os cursos. As aulas têm duração variada. A mais longa como a de Desenho com Emoções dura uma hora e meia. Todos os cursos fornecem certificado.

Confira agora os cursos gratuitos da Faber-Castell!

 

6. FGV

Se você quer aprender sobre Economia e Finanças, Direito, Marketing e Vendas, Educação e Humanidades, Gestão Empresarial ou de Pessoas, o site da Fundação Getúlio Vargas oferece cursos virtuais sobre esses temas. A maioria das aulas é de curta e média duração, com carga horária que variam de cinco a 30 horas. Todos os cursos oferecem certificado de participação aos participantes que passarem na avaliação final.

Acesse aqui os cursos online gratuitos da Fundação Getúlio Vargas!

7. NUBE

O Núcleo Brasileiro de Estágios oferece seis cursos em videoaulas e organizados em módulos. “Como administrar seu tempo”, “Gestão de Carreira”, “Marketing Pessoal” e “Como elaborar um currículo” são alguns dos temas disponíveis. As aulas não passam de cinco horas e você ainda recebe um certificado de atividades complementares.

Acesse aqui os cursos!

8. SENAC

Na prevenção do coronavírus, o Senac RJ e a Cisco estão oferecendo cursos na área de TI, como empreendedorismo, inclusão digital, introdução à IoT (Internet das Coisas) e introdução à segurança cibernética. As aulas têm até 30 horas de duração. Ao final, os participantes recebem certificado Cisco.​

Acesse aqui os cursos do Senac RJ

Outros cursos também são oferecidos online e gratuitamente pela rede nacional do Senac. Entre as opções é possível encontrar diversos temas, como finanças pessoais, estilo e imagem pessoal, administração do tempo, desenvolvimento de equipes, planejamento e organização de eventos.

Acesse aqui os cursos do Senac Nacional

9. SEBRAE

Se você tem vontade em abrir o próprio negócio, os cursos do Sebrae podem te ajudar nesse processo. São ofertados mais de 100 cursos em áreas como empreendedorismo, marketing digital, captação de recursos, negócios e startups. As aulas são ministradas por tutores e possuem carga horária de duas a quarenta horas. Ao concluir o curso o aluno recebe um certificado digital totalmente gratuito.

Acesse agora os cursos do Sebrae

 

10. SENAI

plataforma do SENAI tem cursos online gratuitos como educação ambiental, empreendedorismo e finanças pessoais. Há também aulas de desenho arquitetônico e segurança do trabalho. Assim como nas demais plataformas, o aluno ganha certificado de conclusão após alcançar a pontuação necessária na avaliação final.

Acesse agora os cursos online do SENAI!

11. UNINASSAU

Em parceria com a GoKursos, o Centro Universitário Maurício de Nassau oferece mais de 20 cursos gratuitos durante um período de 15 dias. Entre as opções disponíveis estão: Marketing Digital, Análise Estatística de Dados, Língua Inglesa, Cozinha Francesa, Arquitetura de Software, Fundamentos em Inteligência Artificial, Direito Aplicado ao Empreendedorismo Digital, entre outros. Após o término de cada capacitação, os participantes recebem um certificado de conclusão do curso.

Acesse aqui os cursos online do Uninassau!

Assista o Canal Futura na TV
Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode assistir nas principais operadoras do país pelos canais:
  • Sky – 434 HD e 34
  • Net e Claro TV – 534 HD e 34
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
  • Oi TV – 35