quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

SEE/MG DISPONIBILIZA NOVA VERSÃO DO DIÁRIO ESCOLAR DIGITAL

SEE/MG DISPONIBILIZA NOVA VERSÃO DO DIÁRIO ESCOLAR DIGITAL

        Alvo de muitas críticas por parte de professores e especialistas em educação de Minas Gerais, a SEE/MG disponibiliza agora a versão 3.0 do DED - DIÁRIO ESCOLAR DIGITAL.

Para fazer o download clique aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.prodemge.diarioescolardigital

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Professor efetivo pode pegar cargo como professor de apoio? Uma avaliação sobre a Nota Técnica nº4/SEE/DMTE-CEEI/2019 da SEE/MG

Professor efetivo pode pegar cargo como professor de apoio?
Uma avaliação sobre a Nota Técnica nº4/SEE/DMTE-CEEI/2019 da SEE/MG

Jakes Paulo Félix dos Santos
Professor de Geografia
Especialista em Educação
Mestrando em Geografia PPGEO/UFU
professorjakespaulo@gmail.com

Não de hoje, mas sempre que há pontos que se considera obscuros, ou quando há um movimento de questionamentos a qualquer norma, a SEE/MG divulga nota técnica a fim de elucidar pontos na legislação.

Desde que foi permitido aos professores efetivos atuarem como Apoio à Comunicação, Linguagens e Tecnologias Assistivas houveram questionamentos sobre essa possibilidade.

Em primeiro lugar devemos considerar que a forma que a SEE/MG fez essa permissão, a nosso juízo, era incorreta e continua incorreta com a publicação da NOTA TÉCNICA nº4/SEE/DMTE-CEEI/2019. Na primeira o professor efetivo deixou o seu cargo de origem e na segunda despreza a legislação mineira no que se refere a concessão de extensão de jornada e, erra mais ainda a NOTA nº4/SEE/DMTE-CEEI/2019, quando afirma que professores regentes de aula são menos preparados que aqueles com formação em Pedagogia: informação e constatação sem nenhum fundamento técnico ou estatístico. Para simplificar, a SEE/MG não possui nenhuma pesquisa quali-quantitativa para fazer tal afirmação.

Vamos por partes.

1.           A nota técnica afirma que o professor efetivo quando deixa seu cargo para pegar o cargo de ACLTA ou SALA DE RECURSOS está em desvio de função. (MINAS GERAIS, 2019 p.1)

Nisto existe concordância, uma vez que o cargo de professor efetivo atuando como ACLTA E/OU SALA DE RECURSOS não fora designado para cargo em comissão, portanto desvia o servidor da investidura do seu cargo por meio de concurso público.

2.           A função de ACLTA é uma autorização especial de atendimento para estudantes com deficiência que tem como objetivo favorecer a autonomia e independência no processo educacional, por meio de adequação de material didático-pedagógico, utilização de estratégias e recursos tecnológicos. (MINAS GERAIS, 2019 p.1)

Neste caso os professores efetivos possuem graduação e pós graduação em Educação Especial e são plenamente capacitados para atuarem como ACLTA ou SALA DE RECURSOS.

3.           Nas situações em que o estudante com deficiência solicitar transferência para outra escola e/ou município o professor efetivo ficará sem função, devendo assim retornar para a regência da turma, independentemente do período do ano em que ocorrer a transferência. Tal situação implicará na dispensa do professor que foi designado para substituição na regência, causando alterações na metodologia e didática na sala de aula e gerando grande prejuízo pedagógico a todos os estudantes, devido à rotatividade de professores. (MINAS GERAIS, 2019 p.1)

Erra novamente a SEE/MG por desconsiderar o que está previsto na legislação. AO INVÉS DE CONSERTAR O ERRO, ERRA NOVAMENTE. A legislação mineira, a saber, LEI 15293 DE 05/08/2004 que institui as carreiras dos Profissionais de Educação Básica do Estado. A Lei trata da possibilidade da extensão de jornada do professor efetivo, o que nesse caso, não configura desvio de função. A extensão de jornada existe enquanto houver o cargo em situação de vacância. Assim, deixando de existir o cargo o professor efetivo perde as aulas ou mesmo por provimento por causa da movimentação de pessoal ou de provimento por meio de concurso público.

A lei 15.293/2004 afirma que

Art. 35 – A carga horária semanal de trabalho do Professor de Educação Básica poderá ser acrescida de até dezesseis horas-aula, para que seja ministrado, na escola em que o professor esteja em exercício, conteúdo curricular para o qual seja habilitado.
§ 1º – A extensão de carga horária, no ano letivo, será:
II – opcional, quando se tratar de:
a) aulas destinadas ao atendimento de demanda da escola, em conteúdo diferente da titulação do cargo do professor; (MINAS GERAIS, 2004)

Reside aqui o erro da SEE/MG uma vez que tanto as aulas para ACLTA ou SALA DE RECURSOS podem ser ofertadas ao professor efetivo como extensão opcional. Perceba que, neste caso, o professor efetivo continua com as suas aulas e com suas turmas e atuará como ACLTA ou SALA DE RECURSOS, provavelmente no contra turno e que a compatibilidade de horários seja averiguada pela direção escola e pelo serviço de inspeção escolar, que validam o QUADRO DE PESSOAL DAS ESCOLAS.

4.           No casos em que o estudante com deficiência se afastar temporariamente por licença médica, haverá também alterações na regência, uma vez que o professor efetivo retornará para a regência, gerando a dispensa do professor designado. Após o retorno do estudante com deficiência para as atividades escolares o professor efetivo retornará à função de ACLTA e novo professor será designado para seu lugar. Assim, a turma passaria por, no mínimo, 3 professores diferentes ao longo do ano, trazendo fortes impactos para a escolarização. (MINAS GERAIS, 2019 p.1)

Trata de uma visão mesquinha sobre o processo educativo. O estudante quando em licença para tratamento de saúde tem direito a continuidade a educação por meio de um regime especial de educação.
De acordo com a legislação brasileira, estão previstos alguns casos os quais o aluno pode se ausentar da sala de aula e mesmo assim continuar a estudar regulamente mesmo não alcançado o número mínimo de presença.  Para os alunos em condição de aprendizagem, mas que a condição de saúde impede a frequência do educando à escola, são previstos, em regime de classes especiais, atividades, cursos, estudos equivalentes ao cursado pelos alunos regulares.  O decreto lei número 1044 de 1969 prevê, no artigo número 1, que são considerados merecedores de tratamento excepcional os alunos de qualquer nível de ensino, portadores de doenças congênitas (de nascença) ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbidas, determinando distúrbios agudos ou agudizantes, caracterizados por:
a) incapacidade física relativa, incompatível com a frequência aos trabalhos escolares, desde que se verifique a conservação das condições intelectuais e emocionais necessárias para o prosseguimento da atividade escolar em novos moldes;
b) ocorrência isolada ou esporádica;
c) duração que não ultrapasse o máximo ainda admissível, em cada caso, para a continuidade do processo pedagógico de aprendizado, atendendo a que tais características se verificam, entre outros, em casos de síndromes hemorrágicos (tais como a hemofilia), asma, cartide, pericardites, afecções osteoarticulares submetidas a correções ortopédicas, nefropatias agudas ou subagudas, afecções reumáticas, etc.
O artigo número 2, trata da atribuição de atividades aos estudantes em regime especial, como compensação a ausência às aulas. Os demais artigos tratam da necessidade de laudo médico para que o regime excepcional seja autorizado pelo Diretor do estabelecimento de ensino.

5.           Nas situações em que há desistência do professor efetivo à função ACLTA no decorrer do ano, este retorna à regência originando dispensa de professor designado, causando novamente prejuízo pedagógico a todos os estudantes. (MINAS GERAIS, 2019 p.1)

Respeitando o direito de todos a uma educação de qualidade, a SEEMG considera que o atendimento de Apoio à Comunicação, Linguagens e Tecnologias Assistivas deva ser oportunizado aos estudantes com deficiência, que tiver direito e necessidade deste suporte, por um professor designado para tal função, pelos motivos elencados acima.

A Lei 15.293/2004, art 35 ainda afirma que:

§ 7º – A extensão de carga horária será concedida ao Professor de Educação Básica a cada ano letivo e cessará, a qualquer tempo, quando ocorrer: (grifo nosso)
I – desistência do servidor, nas hipóteses dos incisos II e III do § 1º;
II – redução do número de turmas ou de aulas na unidade em que estiver atuando;
III – retorno do titular, quando a extensão resultar de substituição;
IV – provimento do cargo, quando a extensão resultar de aulas oriundas de cargo vago, nas hipóteses dos incisos II e III do § 1º;
V – ocorrência de movimentação do professor;
VI – afastamento do cargo, com ou sem remuneração, por período superior a sessenta dias no ano;
VII – resultado insatisfatório na avaliação de desempenho individual, nos termos da legislação específica;
VIII – requisição das aulas por professor efetivo ou efetivado habilitado no conteúdo específico, quando assumidas por docente não habilitado. (MINAS GERAIS, 2004)

Ou seja, há previsão legal para que o servidor efetivo, com a devida habilitação, tenha o direito a extensão de jornada e há previsão para que ela cesse conforme descrito na legislação. Ou seja, não há que se falar de desvio de função, no caso da extensão, uma vez que o servidor efetivo mantém o cargo para qual logrou êxito na nomeação, posse e exercício por meio de concurso público.
Vou me abster de tecer comentários sobre o item dois que se refere a Sala de Recursos, pois ornaria repetitivo, mas frisando: é direito do professor efetivo requerer a extensão de jornada tanto para ACLTA quanto para a SALA DE RECURSOS.

Sobre a habilitação, a SEE/MG argumenta que

A partir do ano de 2020 a SEE-MG definiu como primeiro critério para classificação de candidatos para as funções na Educação Especial – professor de ACLTA, o curso de Pedagogia, por considerar que o profissional da área da Pedagogia possui em sua formação inicial um conjunto de disciplinas que versam sobre as metodologias de ensino de diversas disciplinas, do trabalho metodológico e didático que perpassam por toda a área da educação. Ao mesmo tempo o conhecimento básico acerca do desenvolvimento humano e as teorias acerca do currículo colaboram para o melhor desempenho do trabalho do professor de apoio e de sala de recursos que são voltados, essencialmente, para o desenvolvimento de estratégias e habilidades que perpassam pelo conhecimento acerca do desenvolvimento humano e construção de metodologias de ensino diversificadas que são transversais a todas as disciplinas da educação básica. (MINAS GERAIS, 2019 p.2)

A SEE/MG divaga sobre a formação inicial e muito mais, desconsidera que os professores ACLTA e DAS SALAS DE RECURSOS possuem formação e disciplinas pedagógicas que versam sobre preparação de materiais. O professor de ACLTA não é o professor do aluno: ele é como diz o nome, o professor para facilitar a comunicação alternativa, com viés e caráter tecnológico ou instrumental. Essas técnicas e saberes são retratadas na elaboração do PDI, PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL. Assim, o Atendimento Educacional Especializado, na perspectiva da Educação Inclusiva, assume um caráter exclusivamente de suporte e apoio à educação regular, por meio do atendimento à escola, ao professor da classe regular e ao aluno. Tem como objetivo oferecer aos alunos que frequentam a Sala de Recursos Multifuncional ensino de conteúdos específicos, estratégias e utilização de recursos pedagógicos e de tecnologia diferenciados, não existentes na classe regular, que são fundamentais para garantir a sua aprendizagem e acesso ao currículo comum. Esses saberes o professor efetivo das disciplinas, e não apenas os com formação inicial em pedagogia também possuem. É uma segregação sem nenhum cunho científico quali-quantitativo e não se baseia em pesquisa-ação científica e sim em meras conjecturas de quem elaborou a nota técnica.

Por fim, ficam esses comentários sabendo que existem muitos professores aflitos por causa de um emprego via designação e ela deve acontecer dentro um contexto ancorado na legislação sem mudanças que mudem governo a governo.

Esses apontamentos, claro, podem ser refutados, desde que se apresente fundamentação legal pertinente.

Cabe a SEE/MG repensar a NOTA TÉCNICA nº4/SEE/DMTE-CEEI/2019 e como disse, a meu juízo, repensar tal decisão e permitir aos professores efetivos que atuem como ACLTA e/ou SALA DE RECURSOS.

Referências
BRASIL. Decreto-lei nº 1.044 de 21 de outubro de1969. Dispõe sobre tratamento excepcional para os alunos portadores das afecções que indica.
MINAS GERAIS. Lei nº 15.293 de 05 de agosto de 2004. Institui as carreiras dos Profissionais de Educação Básica do Estado.
MINAS GERAIS. NOTA TÉCNICA nº4/SEE/DMTE-CEEI/2019 de 27 de novembr0 de 2019. Elucidações sobre cargo/função na Educação Especial

POKER, Rosimar Bortolini et al. Plano de desenvolvimento individual para o atendimento educacional especializado. Cultura Acadêmica: Oficina Universitária, Marília/SP 2013

domingo, 1 de dezembro de 2019

URGENTE: MUDANÇA DE LOTAÇÃO ENCERRA NESTA SEGUNDA

URGENTE: MUDANÇA DE LOTAÇÃO ENCERRA NESTA SEGUNDA
Servidor efetivo da rede estadual de ensino de Minas Gerais devem solicitar mudança de lotação até amanhã 02/12/2019


Professores da rede estadual de ensino que desejam solicitar a mudança de lotação devem ficar atentos ao prazo para fazer o cadastro. O período que sexta-feira (29/11) foi prorrogado até a próxima segunda-feira (02/12).

O pedido deve ser feito pelo site www.movimentacao.educacao.mg.gov.br. A mudança de lotação acontece quando um professor efetivo da rede estadual de ensino manifesta interesse em mudar de escola dentro do mesmo município. Essa é uma ação comum na rede estadual e que esse ano teve o processo informatizado.

Por meio do Sistema de Movimentação, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está aprimorando processos e dando mais celeridade e transparência aos procedimentos de movimentação de pessoal na rede.

NÃO SE ESQUEÇA: PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA DESIGNAÇÃO TERMINA AMANHÃ

NÃO SE ESQUEÇA: PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA DESIGNAÇÃO TERMINA AMANHÃ
Prazo para inscrição para trabalhar na rede estadual termina nesta segunda 02/12/2019


Os candidatos interessados em participar do processo designação na rede pública estadual para 2020 devem ficar atentos ao prazo de inscrição. O cadastro deve ser feito no site www.designaeducacao.mg.gov.br até as 17 horas da próxima segunda-feira (02/12).

Observados os critérios estabelecidos na resolução, poderão se inscrever no processo de designação para funções de Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB), Assistente Técnico de Educação Básica (ATB), Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE) e Analista de Educação Básica (AEB) – Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo ou Terapeuta Ocupacional -, em diferentes modalidades de ensino, tais como ensino regular, educação especial, educação integral, educação profissional, curso normal em nível médio e conservatórios estaduais de música.

Apenas para a função de professor para a educação profissional/cursos técnicos que não serão aceitas inscrições neste momento. Para esta função serão definidas, em resolução específica, as normas para a inscrição a ser publicada posteriormente.

Todos os critérios e procedimentos para inscrição e classificação de candidatos interessados em participar do processo de designação, para 2020, nas escolas da rede estadual de ensino e nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) constam na Resolução SEE Nº 4.230/2019.

Inscrição

Antes de iniciar a inscrição, o candidato deverá certificar-se da existência, no município, da função e modalidade de ensino para a qual pretende se inscrever. O candidato poderá realizar até três inscrições de livre escolha, observando, no ato da designação, as normas vigentes para o acúmulo de cargos.

O processo de inscrição será composto de duas etapas. Nesta primeira etapa, que começou dia 19/11 e vai até o dia 02/12, o candidato fará sua inscrição, podendo alterá-la quantas vezes necessitar até o horário limite da inscrição. A cada alteração será emitido um novo comprovante, com as alterações processadas. A classificação preliminar será processada com os dados da última alteração feita pelo candidato.

Já na segunda etapa, o candidato deverá conferir na listagem de classificação preliminar, os dados pessoais, o tempo de serviço e a habilitação/escolaridade/formação especializada, podendo alterá-los, se necessário, durante o período previsto que, de acordo com o cronograma da Resolução, é das 10 horas do dia 06/12 até 17 horas do dia 12/12.

A cada alteração na segunda etapa, será emitido um novo comprovante, com as alterações processadas. Esgotado o prazo de alteração da inscrição, não será permitida a alteração de dados e a listagem de classificação definitiva será divulgada, com previsão para o dia 18/12, no endereço eletrônico www.designaeducacao.mg.gov.br.

A SEE/MG lembra a todos os candidatos a importância de conferir os dados informados no ato do cadastro, como e-mail e senha registrados, uma vez que os mesmos serão utilizados ao longo de todo o processo de inscrição.

Listagem de classificação
Conforme cronograma, será divulgada a partir do dia 06 de dezembro, a lista de classificação preliminar dos candidatos inscritos e, após o período de alteração ou correção de dados, a previsão é de que a lista com a divulgação da classificação definitiva dos candidatos inscritos seja publicada no dia 18 de dezembro.