CURSO EJA NOVOS RUMOS

Introdução à Formação Pedagógica - EJA Novos Rumos

Unidade I - EJA Novos Rumos Pressupostos

Atividade Avaliativa da Unidade IParte superior do formulário

QUESTÕES

Parte inferior do formulário

Questão 1

Em relação à compreensão de Sujeito da Educação de Jovens e Adultos, é importante entender que:

 a. a definição de cada etapa da vida é conclusiva e, portanto, podemos definir um padrão de estudante que frequenta a EJA.

 b.a diversidade de identidade étnico-sociocultural nos permite identificar uma parcela de sujeitos, com uma cultura mais rica do que outra.

 c.a identidade docente e discente se estabelecem no dia a dia do processo educativo.

 d. professores com uma sólida formação inicial não precisam, ao longo da atuação docente, de formação pedagógica continuada.

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Questão 2

Selecione a opção que não descreve uma concepção de trabalho que contemple o reconhecimento da diversidade dos Sujeitos da EJA.

  a.Aplicação de instrumentos avaliativos, predominantemente, quantitativos.

 b. Trabalho pedagógico que contemple o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.

 c. Desenvolvimento de estratégias de ensino com metodologias ativas.

 d. Nenhuma das opções.

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Questão 3

Marque a alternativa que completa corretamente as lacunas na frase:

 “ O planejamento do professor deve considerar _____________ apresentados(as), como fundamentos para a compreensão do Componente Curricular, sem descuidar das necessidades de aprendizagem e desenvolvimento de seus estudantes e com atenção à ____________ etária e socioculturais presentes”.

  a. Conteúdos/Similaridade

 b. Habilidades/ Diversidade

 c. Avaliações/Abrangência

 d. Atividades/Especificidade

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Questão 4

Marque a alternativa correta.

 a. O ensino é mais importante que a aprendizagem.

 b. Na construção da identidade do educador, é preciso entender em que são pautadas as escolhas, identificadas as opções e estabelecidas as ações.

 c. Ao ingressar na Educação de Jovens e Adultos, os estudantes possuem pouco conhecimento escolar e de vida.

 d. Todas as opções.

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Questão 5

Leia as frases e indique V (Verdadeiro) ou F (Falso).

 I – Para encaminhar a ação educativa de forma reflexiva é preciso reconhecer os sujeitos da EJA, na sua unicidade e diversidade.

II - Não é possível resumir a aprendizagem a procedimentos instrucionais.

III - Na experiência escolar podem ser dissociadas a relação com o saber, e as interações estabelecidas com o outro e consigo mesmo.

IV – A Educação de Jovens e Adultos é exclusiva para aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos, no Ensino Fundamental e Médio, na idade própria.

 Marque a opção correta:

 a. F, F, V, F

 b. V, F, V, V

 c. V, V, F, V

 d. F, V, V, V

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Unidade II

A organização do Trabalho Pedagógico na EJA Novos Rumos

 

Questão 1

O Planejamento com foco no desenvolvimento de habilidades apresenta uma sequência de passos que favorecem a aprendizagem do estudante. A primeira ação a ser realizada pelo professor no momento do planejamento é:

a. Identificar os resultados desejados, ou seja, definir as habilidades e os objetivos de aprendizagem que o estudante deverá aprender.

b. Listar o conjunto de conteúdos, conceitos e princípios que deverão ser trabalhados em cada aula ou conjunto de aulas.

c. Determinar as diferentes atividades avaliativas formais e informais que serão aplicadas para verificação da aprendizagem.

d. Planejar atividades de aprendizagem e ensino que apoiem os estudantes no desenvolvimento da habilidade.

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 Questão 2

O que as habilidades presentes no Currículo Referência de Minas Gerais - CRMG e nos Conteúdos Básicos Comuns - CBC representam:

a.  Metas de aprendizagem que os estudantes podem ou não alcançar, a depender dos conhecimentos prévios que eles trazem consigo.

b. Direitos de aprendizagem dos estudantes, garantidos por lei. Para o professor, configuram objetivos gerais de aprendizagem que devem ser buscados ao longo do ano.

c. Direitos de aprendizagem dos estudantes e professores, prescritos em lei. O professor não possui papel importante no desenvolvimento das habilidades, visto que o protagonista é o estudante.

d. Metas de aprendizagem dos estudantes, garantidos por lei, a serem alcançados pelo  professor em cada aula.

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Questão 3

Determinar boas evidências de aprendizagem é uma etapa importante na elaboração de um planejamento que tem como foco o desenvolvimento de habilidades. Portanto, as evidências de aprendizagem

a. Precisam ser pensadas desde o início do processo de preparação de aula, logo após a definição do objetivo de aprendizagem.

b. São consequência imediata da preparação da aula, não precisando ser definidas com antecedência.

c. Devem ser definidas logo após a escolha das atividades, descrevendo a resposta esperada pelo aluno nas atividades propostas.

d. São instrumentos que apoiam o desenvolvimento da habilidade/objetivo de aprendizagem que se busca atingir.

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Questão 4

As habilidades e os objetivos de aprendizagem apresentam uma estrutura semelhante, geralmente apresentam: verbo (s), objeto de conhecimento e modificador. Na estrutura da habilidade, o que representa o OBJETO DE CONHECIMENTO?

a. A ação cognitiva que o estudante deverá ser capaz de realizar.

b. A aprendizagem que o estudante deverá demonstrar.

c. O conteúdo, conceito ou processo que será mobilizado.

d. O contexto no qual a ação cognitiva será realizada.

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Questão 5

As diferentes áreas do conhecimento contribuem em grande medida para o desenvolvimento das 10 Competências Gerais, quando

a. Priorizam os saberes dos componentes curriculares que lidam com cálculos e com a aplicação de fórmulas.

b. Optam pelo desenvolvimento de conteúdos, conceitos e processos a partir dos saberes de um único componente curricular.

c. Selecionam conteúdos, conceitos e processos e atribuem o seu trabalho de forma fragmentada apenas por alguns componentes curriculares.

d. Buscam favorecer a reflexão dos estudantes sobre os conteúdos, conceitos e processos trabalhados em cada componente curricular.

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