Introdução à Formação Pedagógica - EJA Novos Rumos
Unidade I - EJA Novos Rumos
Pressupostos
Atividade Avaliativa da Unidade I
QUESTÕES
Questão 1
Em
relação à compreensão de Sujeito da Educação de Jovens e Adultos, é importante
entender que:
a. a definição de cada etapa da vida é conclusiva e, portanto, podemos definir um padrão de estudante que frequenta a EJA.
b.a diversidade de identidade
étnico-sociocultural nos permite identificar uma parcela de sujeitos, com uma
cultura mais rica do que outra.
c.a identidade docente e discente se
estabelecem no dia a dia do processo educativo.
d.
professores com uma sólida formação inicial não precisam, ao longo da atuação docente, de formação pedagógica continuada.
Feedback:
Sua resposta está correta.
Questão
2
Selecione
a opção que não descreve uma concepção de trabalho que contemple o
reconhecimento da diversidade dos Sujeitos da EJA.
b. Trabalho pedagógico que contemple o
desenvolvimento da autonomia dos estudantes.
c. Desenvolvimento de estratégias de ensino
com metodologias ativas.
d. Nenhuma das opções.
Feedback:
Sua resposta está correta.
Questão
3
Marque
a alternativa que completa corretamente as lacunas na frase:
“ O planejamento do professor deve considerar
_____________ apresentados(as), como fundamentos para a compreensão do
Componente Curricular, sem descuidar das necessidades de aprendizagem e
desenvolvimento de seus estudantes e com atenção à ____________ etária e
socioculturais presentes”.
a. Conteúdos/Similaridade
b. Habilidades/ Diversidade
c. Avaliações/Abrangência
d. Atividades/Especificidade
Feedback: Sua resposta está correta.
Questão
4
Marque
a alternativa correta.
a. O ensino é mais importante que a
aprendizagem.
b. Na construção da identidade do educador, é
preciso entender em que são pautadas as escolhas, identificadas as opções e
estabelecidas as ações.
c. Ao ingressar na Educação de Jovens e
Adultos, os estudantes possuem pouco conhecimento escolar e de vida.
d. Todas as opções.
Feedback:
Sua resposta está correta.
Questão
5
Leia
as frases e indique V (Verdadeiro) ou F (Falso).
II
- Não é possível resumir a aprendizagem a procedimentos instrucionais.
III
- Na experiência escolar podem ser dissociadas a relação com o saber, e as
interações estabelecidas com o outro e consigo mesmo.
IV
– A Educação de Jovens e Adultos é exclusiva para aqueles que não tiveram
acesso ou continuidade de estudos, no Ensino Fundamental e Médio, na idade
própria.
a. F, F, V, F
b. V, F, V, V
c. V, V, F, V
d. F, V, V, V
Feedback:
Sua resposta está correta.
Unidade II
A organização do Trabalho Pedagógico na EJA Novos Rumos
Questão 1
O Planejamento com foco no desenvolvimento de habilidades
apresenta uma sequência de passos que favorecem a aprendizagem do estudante. A
primeira ação a ser realizada pelo professor no momento do planejamento é:
a. Identificar
os resultados desejados, ou seja, definir as habilidades e os objetivos de
aprendizagem que o estudante deverá aprender.
b. Listar o conjunto de conteúdos, conceitos e princípios que
deverão ser trabalhados em cada aula ou conjunto de aulas.
c. Determinar as diferentes atividades avaliativas formais e
informais que serão aplicadas para verificação da aprendizagem.
d. Planejar atividades de
aprendizagem e ensino que apoiem os estudantes no desenvolvimento da
habilidade.
Feedback: Sua resposta está correta.
Questão 2
O que as habilidades presentes no Currículo Referência de
Minas Gerais - CRMG e nos Conteúdos Básicos Comuns - CBC representam:
a. Metas de
aprendizagem que os estudantes podem ou não alcançar, a depender dos
conhecimentos prévios que eles trazem consigo.
b. Direitos
de aprendizagem dos estudantes, garantidos por lei. Para o professor,
configuram objetivos gerais de aprendizagem que devem ser buscados ao longo do
ano.
c. Direitos de aprendizagem dos estudantes e professores,
prescritos em lei. O professor não possui papel importante no desenvolvimento
das habilidades, visto que o protagonista é o estudante.
d. Metas de aprendizagem dos estudantes, garantidos por lei,
a serem alcançados pelo professor em
cada aula.
Feedback: Sua resposta está correta.
Questão 3
Determinar boas evidências de aprendizagem é uma etapa
importante na elaboração de um planejamento que tem como foco o desenvolvimento
de habilidades. Portanto, as evidências de aprendizagem
a. Precisam
ser pensadas desde o início do processo de preparação de aula, logo após a
definição do objetivo de aprendizagem.
b. São consequência imediata da preparação da aula, não
precisando ser definidas com antecedência.
c. Devem ser definidas logo após a escolha das atividades,
descrevendo a resposta esperada pelo aluno nas atividades propostas.
d. São instrumentos que apoiam
o desenvolvimento da habilidade/objetivo de aprendizagem que se busca atingir.
Feedback: Sua resposta está correta.
Questão 4
As habilidades e os objetivos de aprendizagem apresentam uma
estrutura semelhante, geralmente apresentam: verbo (s), objeto de conhecimento
e modificador. Na estrutura da habilidade, o que representa o OBJETO DE
CONHECIMENTO?
a. A ação cognitiva que o estudante deverá ser capaz de
realizar.
b. A aprendizagem que o estudante deverá demonstrar.
c. O
conteúdo, conceito ou processo que será mobilizado.
d. O contexto no qual a ação cognitiva será realizada.
Feedback: Sua resposta está correta.
Questão 5
As diferentes áreas do conhecimento contribuem em grande
medida para o desenvolvimento das 10 Competências Gerais, quando
a. Priorizam os saberes dos componentes curriculares que
lidam com cálculos e com a aplicação de fórmulas.
b. Optam pelo desenvolvimento de conteúdos, conceitos e
processos a partir dos saberes de um único componente curricular.
c. Selecionam conteúdos, conceitos e processos e atribuem o
seu trabalho de forma fragmentada apenas por alguns componentes curriculares.
d. Buscam
favorecer a reflexão dos estudantes sobre os conteúdos, conceitos e processos
trabalhados em cada componente curricular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário