quinta-feira, 1 de agosto de 2024

ENSINO MÉDIO: Lula sanciona novo ensino médio com veto a mudança no Enem

 Lula sanciona novo ensino médio com veto a mudança no Enem

Trecho vetado é referente à inclusão de itinerários formativos

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que reforma o novo ensino médio, mas vetou os trechos que tratavam de mudanças na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Lei nº 14.945/2024 foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

O texto aprovado no Congresso Nacional previa que, a partir de 2027, fossem cobrados no Enem os conteúdos dos itinerários formativos (parte flexível do currículo à escolha do estudante), além daqueles da formação geral básica que já são cobrados. Aprovada durante a tramitação na Câmara dos Deputados, essa ideia havia sido retirada no Senado, mas acabou reinserida no texto final pelo relator, deputado Mendonça Filho (União-PE).

Ao vetar o trecho, o governo argumentou que a cobrança do conteúdo flexível “poderia comprometer a equivalência das provas, afetar as condições de isonomia na participação dos processos seletivos e aprofundar as desigualdades de acesso ao ensino superior”. O veto voltará para análise dos parlamentares, que poderão mantê-lo ou derrubá-lo.

A proposta já havia sido criticada publicamente por integrantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem.

Pelos itinerários, o estudante pode escolher se aprofundar em determinada área do conhecimento, como matemática ou ciências. Atualmente, as escolas não são obrigadas a oferecer todos os itinerários, podendo definir quais ofertarão.

 O que muda

Pela nova lei, o início de implementação das reformas deve ocorrer já em 2025, no caso de alunos ingressantes no ensino médio. Os que já estiverem com o ensino médio em curso terão um período de transição.

Após sucessivos ajustes, com idas e vindas entre as duas casas do Congresso e nove meses de tramitação, ao final, foi mantida a essência do projeto do governo federal, que era ampliar a parcela de conteúdos da formação básica curricular – as disciplinas tradicionais, como português, matemática, física, química, inglês, história e geografia, conforme delineado pela Base Nacional Comum Curricular.

A carga horária da formação geral básica nos três anos de ensino médio voltará a ser de 2,4 mil. Mais 600 horas obrigatórias deverão ser preenchidas com disciplinas dos itinerários formativos, nos quais há disciplinas opcionais à escolha do aluno. A carga horária total será, então, de 3 mil horas: 1 mil para cada ano, dividido em 200 dias letivos de cinco horas cada.

A nova lei atende à reivindicação da comunidade escolar e de entidades ligadas à educação, que se mobilizaram e pressionaram pela mudança, descontentes com o novo modelo de ensino médio que entrou em vigor em 2022, quando a formação geral foi reduzida a 1,8 mil horas.

A reforma aumentou para 2,1 mil horas a formação geral básica também no ensino técnico. As demais 900 horas devem ser dedicadas ao ensino profissionalizante, totalizando as 3 mil horas da carga total. Para profissões que exijam tempo maior de estudo, 300 horas da formação geral poderão ser utilizadas para o aprofundamento de disciplinas que tenham relação com o curso técnico –por exemplo, mais física para alunos de eletrotécnica.

O texto sancionado prevê apenas o inglês como língua estrangeira obrigatória. Os parlamentares rejeitaram a inclusão da obrigatoriedade do espanhol na formação geral básica, conforme defendiam secretários de Educação, que alegavam aumento de custos com a novidade, além de falta de professores.

Pelo texto final, o espanhol poderá ser ofertado de acordo com a disponibilidade dos sistemas de ensino. Em comunidades indígenas, o ensino médio poderá ser ofertado nas línguas maternas de cada povo.

Cada município brasileiro também deverá manter ao menos uma escola com a oferta de ensino médio regular noturno. A condição é que haja demanda manifestada e comprovada por esse turno nas matrículas feitas junto às secretarias de educação.

 Itinerários

A nova lei prevê menos liberdade nos itinerários formativos, que agora deverão seguir diretrizes nacionais, a serem elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), colegiado formado por representantes da sociedade civil indicados pelo Ministério da Educação.

Pelo novo texto, as disciplinas optativas no ensino médio deverão estar relacionadas a um dos seguintes quatro itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ou ciências humanas e sociais aplicadas. As diretrizes nacionais devem observar ainda especificidades da educação indígena e quilombola.

Isso restringe as possibilidades dos itinerários formativos. Os defensores da restrição apontaram a experiência malsucedida em diversos estados nos quais a ausência de padronização levou a uma ampliação de desigualdades, com a oferta de mais de 30 trilhas de aprofundamento em alguns locais e de nenhuma em outros.




MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 14.945/2024)

DESCRIÇÃO

COMO ERA

COMO FICOU

Carga horária obrigatória (ensino regular)

1.800 horas para componentes curriculares (Formação Geral Básica), previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

2.400 horas para componentes curriculares (Formação Geral Básica), previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

1.200 horas para itinerários formativos

600 horas para itinerários formativos

MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 14.945/2024)

DESCRIÇÃO

COMO ERA

COMO FICOU

Componentes curriculares (anteriormente conhecidos como disciplinas obrigatórias)

Somente português e matemática, em todos os anos do ensino médio

Português, inglês, artes, educação física, matemática, ciências da natureza (biologia, física, química) e ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia), em todos os anos do ensino médio

Língua espanhola será opcional

MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 14.945/2024)

DESCRIÇÃO

COMO ERA

COMO FICOU

Itinerários formativos

Compostos por disciplinas, projetos, oficinas e outras atividades optativas disponibilizadas aos estudantes, que complementam as matérias obrigatórias e possibilitam aprofundar conhecimentos em áreas específicas de interesse

As redes de ensino determinavam a variedade e a natureza dos itinerários formativos ofertados aos alunos

Cada escola deve ofertar, pelo menos, dois itinerários formativos, com exceção das escolas que oferecem ensino técnico. No ensino regular, eles devem ser complementares à formação geral básica, em quatro áreas: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas

MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 14.945/2024)

DESCRIÇÃO

COMO ERA

COMO FICOU

Ensino técnico

1.800 horas de componentes curriculares (Formação Geral Básica)

2.100 horas de componentes curriculares, com 300 horas podendo ser destinadas a conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados à formação técnica

1.200 horas para o ensino técnico (itinerários formativos técnicos)

Até 1.200 horas para o ensino técnico (itinerários formativos técnicos)






Fonte:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2024-08/lula-sanciona-novo-ensino-medio-com-veto-mudanca-no-enem#:~:text=O%20presidente%20Luiz%20In%C3%A1cio%20Lula,da%20Uni%C3%A3o%20desta%20quinta%2Dfeira.

 

 

quarta-feira, 31 de julho de 2024

SEE MG PUBLICA NOVA RESOLUÇÃO DO DED E DO SIMADE

 SEE MG PUBLICA NOVA RESOLUÇÃO DO DED E DO SIMADE

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais publicou em 31/07/2024 a Resolução 5051/2024 que normatiza o Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) e o Diário Escolar Digital (DED+), que são sistemas informatizados da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), adotados para o registro oficial de dados e informações educacionais dos estudantes da Rede Estadual de Ensino, considerando a importância de racionalizar e padronizar procedimentos técnicos e administrativos adotados na execução dos registros escolares, bem como fornecer informações de qualidade e dados fidedignos que subsidiem a gestão escolar nas dimensões pedagógica, administrativa, financeira e de pessoas.


Faça o download da RESOLUÇÃO 5051/2024. CLIQUE AQUI


CARREIRA: CONCURSO DO BNDES: salário inicial previsto no novo plano de cargos e salários do Banco é de R$ 20.900,00

BNDES abre concurso para nível superior, com cotas para pessoas negras e para pessoas com deficiência
Inscrições serão abertas na sexta-feira (26) e prosseguem até 19 de agosto. Pela primeira vez, provas serão feitas em todas as capitais brasileiras

IMPORTANTE: São oferecidas 150 vagas imediatas e outras 750 no cadastro de reserva

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou concurso público para preenchimento de cargos de nível superior, com a oferta inicial de 150 vagas e outras 750 para formação de cadastro de reserva. O edital foi publicado nesta segunda-feira, 22, no Diário Oficial da União, e está disponível no site do BNDES.
O edital também marca o fim de um período de 12 anos sem processos de seleção pública para ingresso na instituição. O concurso mais recente foi aberto em 2012 e teve as provas aplicadas no início de 2013.
Pela primeira vez na história, o Banco reservou uma cota de 30% para pessoas negras. O último processo seletivo de pessoal do Banco foi lançado antes da lei que trata da reserva de vagas para cotas raciais.
Atualmente, a instituição conta com um percentual aproximado de 14,6% de negros(as) (12,9% de pardos e 1,7% de pretos), ao passo em que o percentual aproximado desse grupo na sociedade brasileira é de 56,1% (47% de pardos e 9,1% de pretos), conforme dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad Contínua). A reserva de vagas para pessoas negras que busca corrigir essa distorção está em linha com os objetivos institucionais do BNDES de promover o desenvolvimento diverso e inclusivo.
Além disso, também haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD), já presente nos concursos do Banco há mais de vinte anos. Para este grupo, o percentual mínimo de vagas foi aumentado de 5% para 15% (10% a mais do que o mínimo legal), após tratativas e celebração de Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal.
________________________________________
“Alinhado com a política do governo Lula, estamos construindo o BNDES do futuro cada vez mais inclusivo. Por isso, nosso esforço em realizar um concurso que amplie as oportunidades para quem, historicamente, sempre teve menos chances, incluindo no serviço público. O banco tem compromisso com o combate às desigualdades”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante
________________________________________
Segundo a diretora de Pessoas, Gestão e Operações do BNDES, Helena Tenório, os concursos do BNDES têm historicamente sido eficazes na contratação de profissionais de excelência em diversas carreiras. “No concurso atual, vamos demonstrar que é possível alcançar essa mesma excelência com uma equipe mais diversa. A inclusão de cotas raciais, para pessoas com deficiência (PcD) e a abrangência nacional das provas não apenas estimula os altos padrões de competência, mas também fortalece a representatividade. A diversidade enriquece o ambiente de trabalho e aprimora a prestação de serviços à sociedade”, explicou.

Cargo

O processo seletivo oferece o cargo de analista com as seguintes ênfases: administração, análise de sistemas/cibersegurança, análise de sistemas/desenvolvimento, análise de sistemas/suporte, arquitetura/urbanismo, arquivologia digital, ciências contábeis, ciência de dados, comunicação social, direito, economia, engenharia e psicologia organizacional.
Todas as ênfases exigem formação específica, com exceção da ênfase em ciência de dados, que requer graduação superior em qualquer área de atuação, mas sempre comprovada pela apresentação de diploma ou certificado de conclusão devidamente registrado. Para os profissionais das áreas de administração, ciências contábeis, direito, economia, engenharia e psicologia organizacional, também é exigido o registro no respectivo conselho ou ordem profissional.
As vagas oferecidas são destinadas ao escritório de serviços do BNDES no Rio de Janeiro. Entretanto, de acordo com as necessidades de serviço e o interesse da administração do banco, o candidato poderá ser lotado em unidade localizada em qualquer outra cidade onde a instituição já atue (Brasília, São Paulo ou Recife) ou venha a atuar. O BNDES exige dos candidatos a disponibilidade para realizar viagens a serviço, no país ou no exterior.

Remuneração e benefícios

O salário inicial previsto no novo plano de cargos e salários do Banco é de R$ 20.900,00. A jornada de trabalho é de 35 horas semanais.
Além dos direitos previstos em lei, os aprovados terão os seguintes benefícios: possibilidade de ascensão de carreira de acordo com o plano de cargos e salários vigente à época da admissão e conforme desempenho do empregado; assistência à saúde; assistência educacional (auxílio-babá, creche e ensinos fundamental e médio); e plano de previdência complementar, além das demais vantagens estabelecidas por normas complementares específicas que estejam vigentes à época da contratação.

Inscrições e provas

As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima sexta-feira, 26, às 10h, e permanecerão abertas até o dia 19 de agosto, às 23h59, no site da Fundação Cesgranrio. A taxa de inscrição é de R$ 110.
Outra novidade é que, pela primeira vez, as provas serão aplicadas em todas as capitais brasileiras. As provas ocorrem no dia 13 de outubro, sendo a prova objetiva no turno da manhã, com duração de quatro horas, e a prova discursiva à tarde, também com quatro horas de duração. A escolha da cidade de realização das provas e do cargo/ênfase deverá ser feita no ato de inscrição.
Os candidatos às vagas reservadas a pessoas negras passarão ainda por heteroidentificação, ou seja, um procedimento de verificação da condição declarada, nos termos da Instrução Normativa MGI nº 23, de 25 de julho de 2023. Já os candidatos que se declararem pessoa com deficiência deverão enviar atestado, laudo ou relatório, conforme detalhado no edital de seleção pública.


MESTRADO GRATUITO: FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO PUBLICA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

FJP publica edital de processo seletivo para mestrado gratuito em Administração Pública

Inscrições para seleção da turma 2025-2027 podem ser feitas entre 29/7 e 6/9/2024

 Fundação João Pinheiro (FJP) publicou nesta segunda-feira, 29/7, o Edital FJP nº 02/2024, que dispõe sobre o processo seletivo para a turma 2025-2027 do mestrado gratuito em Administração Pública. As inscrições podem ser feitas entre 2/8 e 6/9/2024  e a taxa para participar da seleção é de R$120. Para se inscrever, o candidato deverá preencher um formulário eletrônico no endereço http://academico2.fjp.mg.gov.br/processoseletivo.

São oferecidas 20 vagas, sendo até 15 destinadas à ampla concorrência e até 5 atribuídas às ações afirmativas (quatro para pessoas negras ou indígenas e uma para pessoa com deficiência). Para participar da seleção, o candidato deve ter curso superior completo. O processo será dividido em duas etapas, sendo a primeira a realização de uma prova dissertativa e a segunda composta pela análise curricular e do pré-projeto de pesquisa, incluindo arguição oral.

Voltado para profissionais graduados interessados em obter formação teórica e técnica no campo da gestão pública, formulação, planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas, o curso de mestrado em administração pública da FJP integra o Sistema Nacional de Pós-Graduação, sendo recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior). 

Com duração de 24 meses, o curso tem aulas presenciais em quaisquer dias da semana, pela manhã ou à tarde, no campus Pampulha da FJP (Alameda das Acácias, 70, São Luiz). 

Isenção de taxa – Candidatos cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção da taxa de inscrição entre 2 e 16/8/2024 por meio de preenchimento de formulário disponível no endereço http://academico2.fjp.mg.gov.br/processoseletivo.

 

Mestrado em Administração Pública – Fundação João Pinheiro

Inscrições para o processo seletivo – Turma 2025-2027: 2/8 a 6/9/2024

Pedidos de isenção de taxa de inscrição: 2 a 16/8/2024

Divulgação das inscrições homologadas: 23/9/2024

Prova dissertativa: 7/10/2024 

Arguições e defesas de pré-projeto: 2 a 5/12/2024

Resultado final: 10/12/2024 

Matrículas: 27 e 28/2/2025

Início das aulas: 3/3/2025