sábado, 19 de novembro de 2016

O Sistema de Monitoramento Escolar da Educação Mineira

Sistema de Monitoramento

O Sistema de Monitoramento Escolar
O Sistema de Monitoramento Escolar é um sistema online que reúne informações e indicadores educacionais de toda a rede de ensino para o uso de diferentes públicos como gestores, técnicos da secretaria, diretores escolares e professores.
Sua principal função é apresentar, de forma consolidada, dados provenientes de sistemas de gestão e avaliação – como o Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) e o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE) – reunindo informações administrativas e medidas educacionais, o que permite a análise comparativa de um amplo conjunto de indicadores ao longo do tempo. Assim, além de dados administrativos e de gestão da rede de ensino, resultados das avaliações da aprendizagem dos estudantes e indicadores de qualidade da oferta da educação são publicados, possibilitando o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem na escola e a comparação, por parte da gestão educacional e escolar, da qualidade e dos resultados da escola em relação ao estado e às instâncias regionais de ensino, bem como uma análise das especificidades de turnos, anos-séries e turmas de uma mesma escola.
A Estrutura do Sistema
O Sistema possui diversos recursos de navegação entre as páginas e os indicadores disponíveis, como filtros de comparação por critérios distintos.
São páginas que estruturam o Sistema de Monitoramento Escolar:
  • Página da Escola: permite a visualização das principais informações sobre a escola.
  • Perfil da Escola: apresenta o quantitativo de estudantes, docentes e turmas por modalidade de ensino, etapa e turno ao longo do tempo.
  • Programas / Projetos: publica informações sobre os principais programas e projetos da rede.
  • Condições de Oferta: publica dados sobre a infraestrutura física escolar e o corpo docente.
  • Indicadores Educacionais: publica os principais indicadores educacionais.
  • Rendimento Escolar: apresenta as taxas de aprovação, reprovação, evasão escolar e distorção idade-série por modalidade de ensino e etapa ao longo do tempo.
  • Desempenho Escolar: apresenta os dados referentes à avaliação externa como a taxa de participação, as médias de proficiência e a distribuição de estudantes por padrão de desempenho.
Informações adicionais
Em caso de dúvidas sobre o funcionamento do Sistema de Monitoramento Escolar, entrar em contato com o Call Center:
- See more at: http://www.simave.caedufjf.net/sistema-de-monitoramento/#sthash.7Ts2Y3ML.dpuf

PARA TER ACESSO A PLATAFORMA CLIQUE EM:

http://www.simave.caedufjf.net/sistema-de-monitoramento/

Jornal Mural: Dia da Consciência Negra


Jornal Mural: Dia da Consciência Negra

Publicado em Sexta, 04 Novembro 2016 11:46
cnte dia da consciencia negra 2016 facebook site post
No mês da Consciência Negra, a CNTE quer valorizar o protagonismo dos afrodescendentes, sem esquecer que o racismo ainda existe e é crime. Para isso criou um cartaz para estimular o debate sobre o preconceito racial que, mesmo escondido ou desfocado, marca a sociedade brasileira. Outra peça da campanha contra o racismo da CNTE é o Jornal Mural, que será distribuído nas escolas públicas.
Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira. O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. É um dia para ser comemorado nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
 jornal mural novembro 2016 final imagemsite
Fonte: http://www.cnte.org.br/index.php/comunicacao/noticias/17324-jornal-mural-dia-da-consciencia-negra.html

sexta-feira, 18 de novembro de 2016