quinta-feira, 22 de abril de 2010

ATO PÚBLICO E PASSEATA EM UBERLÂNDIA - 20/04/2010

Prossegue greve dos trabalhadores em educação da rede pública estadual

Prossegue greve dos trabalhadores em educação da rede pública estadual


Os/as trabalhadores/as em educação de Minas Gerais permanecem em greve, iniciada em 8 de abril último em todo o Estado. A decisão foi definida em assembléia da categoria, ocorrida nessa quarta-feira, 21 de abril, Dia da Inconfidência Mineira, em São João del-Rei.

A principal reivindicação dos servidores é a implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) de R$1.312,00 (valor atual). A direção do Sindicato explica que o reajuste salarial de 10% anunciado pelo ex-governador Aécio Neves não atende os profissionais da educação. Afirma que, ao contrário do que foi divulgado pelo governador, atualmente temos um teto salarial e não piso salarial, ou seja, o valor de R$935,00 corresponde ao total da remuneração. Minas Gerais tem o 8º pior salário do país.

As atividades realizadas pelo Sindicato único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) acontecerem durante todo o dia. Pela manhã, no Teatro Municipal, teve reunião do Conselho Geral. Em seguida, uma comissão se reuniu com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, no Campus Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Na oportunidade, a coordenadora geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, denunciou que no estado o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) ainda não foi implementado e, além disso, Minas paga uma das piores remunerações do país aos servidores da educação. O Ministro se mostrou surpreso e lembrou que, em outros estados, o Piso já é realidade, a exemplo de Tocantis e Recife.

Após a reunião, houve assembleia da categoria na Praça da Avenida Tancredo Neves. Participaram cerca de 10 mil trabalhadores/as de todas as regiões do estado, que decidiram pela manutenção da greve. A próxima assembleia está marcada para o dia 29 de abril, em Belo Horizonte. O local ainda será definido. A data será marcada também por atividades em várias cidades pólos, distribuídas por todo o estado.

Outras ações em prol do Piso Nacional foram discutidas, a exemplo do Dia D, no próximo dia 27, que acontecerá em todo o estado, com atividades macrorregionais.

Logo após a assembleia, houve ato público para celebrar o Dia da Inconfidência Mineira, no mesmo local. A coordenadora geral do Sind-UTE/MG afirmou que a data representa um marco para aqueles que querem justiça e liberdade. “O dia 21 de abril foi marcado por manifestações em São João del-Rei para denunciar que em Minas não se respira liberdade. Além da nossa luta pelo Piso, nossa maior bandeira, realizamos uma cerimônia simbólica para citar os vilões da escola e de toda a sociedade: o vale-transporte, o alto custo da cesta básica, os inúmeros impostos, entre outros. Por outro lado, entregamos a Medalha do Grito da Liberdade a pessoas que lutam no dia-a-dia pela qualidade do ensino público e pela valorização profissional.” Ela foi enfática ao afirmar: “sabemos que Minas Gerais é rico e por isso temos a convicção que falta vontade política para implementar o Piso Salarial Profissional Nacional no estado”, concluiu Beatriz Cerqueira.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A GREVE CONTINUA

A GREVE CONTINUA.
ASSEMBLEIA EM UBERLÂNDIA
SEXTA, DIA 23/04/2010
 ÀS 15H
PRAÇA TUBAL VILELA
PARTICIPE!

ATO PUBLICO EM UBERLÂNDIA

VÍDEO MGTV - MINAS - ENTREVISTA BEATRIZ (COORDENADORA GERAL SIND-UTE)

GREVE NA IMPRENSA

Pessoal, pra quem acha que a nossa greve não está na mídia, veja as notícias publicadas nos links abaixo:

JORNAL CORREIO (DE 20/04)
http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2010/04/21/44579/escolas_fechadas_afetam_rotina_de_p.html

GLOBO MINAS:
http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/Plantao/0,,MUL1570828-9076,00.html


JORNAL CORREIO BRAZILIENSE:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/04/15/brasil,i=186463/PROFESSORES+DA+REDE+ESTADUAL+MANTEM+GREVE+POR+TEMPO+INDETERMINADO.shtml

JORNAL DE UBERABA:
http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoA&SUBMENU=Cidade&CODIGO=36385

JORNAL CORREIO DE UBERLÂNDA:
http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2010/04/16/44504/servidores_decidem_manter_greve.html

JORNAL ESTADO DE MINAS/PORTAL UAI:
http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/04/15/noticia_minas,i=155846/PROFESSORES+DA+REDE+ESTADUAL+CONTINUAM+EM+GREVE+POR+TEMPO+INDETERMINADO.shtml

O IMPARCIAL (ON LINE):
http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=42073

JORNAL DIÁRIO DO AÇO:
http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=46089

JORNAL O TEMPO:
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=138659

UOL/FOLHA DE SÃO PAULO
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/09/02/ult105u6904.jhtm

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2206590

GLOBO/G1
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1563744-5604,00-PROFESSORES+DA+REDE+ESTADUAL+DE+MINAS+GERAIS+ENTRAM+EM+GREVE.html

VÍDEO MGTV MINAS
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1244114-7823-PROFESSORES+DA+REDE+ESTADUAL+ENTRAM+EM+GREVE,00.html

domingo, 18 de abril de 2010

QUEBRANDO O GELO: OSASCO GANHA SUPERLIGA FEMININA DE VOLEI

Fã de voleibol que sou, não poderia deixar, neste domingo, de citar a vitória emocionante do Sollys/Osasco sobre Unilever/Rio. Foi um jogão de voleibol, muito, muito bom.
Valeu meninas.

Ajude a acelerar a implementação da Lei do Piso


Ajude a acelerar a implementação da Lei do Piso

A CNTE preparou uma mensagem eletrônica a ser enviada aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para acelerar o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade ADI 4.167, movida contra a Lei que regulamenta o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica pelos governadores dos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Ceará.

Para ajudar na veiculação do e-mail é bem simples.


1º Para o destinatário copie e cole os endereços eletrônicos dos Ministros abaixo no campo destinatário/Para:

mmarco@stf.jus.br, mcelso@stf.jus.br, ellengracie@stf.jus.br, gabcarlosbritto@stf.jus.br, gabminjoaquim@stf.jus.br, erosgrau@stf.jus.br, gabinetelewandowski@stf.jus.br, clarocha@stf.jus.br, gabmtoffoli@stf.jus.br

2º Para Assunto do e-mail:

Senhor Ministro, Valorize a Educação!

3º Por fim, cole no corpo do e-mail o texto abaixo e preencha com seus dados os campos nome, município, UF e e-mail, no fim do texto :

Mensagem eletrônica aos ministros do STF.

Senhor Ministro:

Na condição de usuário da escola pública, venho requerer a Vossa Excelência o imediato julgamento da ADI 4.167, movida contra a Lei que regulamentou o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica.

Como poderemos ser um país próspero, sem proporcionar educação de qualidade para todos os brasileiros? E o Piso do Magistério compõe um dos elementos dessa tão sonhada conquista para nosso povo.

Em razão de seu valor subestimado, até injusto, não é possível que o mesmo deixe de figurar como vencimento inicial das carreiras de magistério. Que jovem, pai ou mãe de família vai querer se sujeitar a uma profissão estressante por natureza e mal remunerada? Não há dúvida que a intenção dos governadores que subscrevem a ADI 4.167 é de transformar o Piso em Teto Salarial, impedindo a valorização da CARREIRA dos profissionais do magistério. E isso não corresponde ao desejo da sociedade e do Congresso Nacional, que aprovou uma Lei reivindicada há 181 anos pela sociedade, em especial pelos educadores.

A hora-atividade, prevista no cômputo da carga de trabalho, é extremamente inerente à profissão dos educadores. E como não tratá-la como norma geral da educação, se antes mesmo da Lei do Piso outras legislações federais já a previam como essencial ao aprendizado igualitário, a exemplo da Lei de Diretrizes de Bases da Educação (Lei 9.394, art. 67, V) e do Plano Nacional de Educação (Lei 10.172, Item 10.3, tópico 3) que estipulou limite entre 20% e 25% para sua vigência?

Por tudo isso, e também pelo fato de os entes federados já disporem de tempo suficiente para adequarem-se à Lei 11.738, peço Vosso apoio e sensibilidade à causa da educação pública de qualidade, votando, integralmente, favorável ao parecer do ministro-relator Joaquim Barbosa.

Nome:

Município e UF:

e-mail: