quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais estimula escolas a realizarem simulados do Enem

Secretaria estimula escolas a realizarem simulados do Enem

Escolas já podem imprimir as provas que deverão ser aplicadas nos moldes do Enem

Faltando 39 dias para aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado de Educação (SEE) está estimulando as escolas da rede estadual de ensino a realizarem o “Simulado Mineiro do Enem”. A iniciativa visa oferecer aos estudantes uma experiência semelhante à vivenciada durante os dois dias de provas do exame.
Segundo orientação da Secretaria, a aplicação das provas deverá ser feita em dois dias consecutivos no mês de outubro, escolhidos pela SRE e simultaneamente em todas as escolas da jurisdição que optarem pela aplicação, simulando as mesmas condições colocadas pelo Enem.
As provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza deverão ser aplicadas no primeiro dia e deverão ter 4 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia, os testes de Linguagens, Redação e Matemática deverão ter duração de 5 horas e 30 minutos.
Os professores aplicadores das provas deverão observar os critérios do Enem, conforme o item 18, do edital do exame, que se refere às obrigações dos participantes.
Impressão das provas
Para auxiliar na realização da atividade, as escolas da rede estadual e/ou as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) podem acessar o site do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) e imprimir as provas do Simulado.
As escolas terão acesso a dois cadernos de questões. O do primeiro dia é composto por 90 questões. O do segundo dia também é composto por 90 questões, mais a redação. Ambos os cadernos são compostos por questões inéditas do banco de itens do PAAE e por questões utilizadas em edições anteriores do Enem.
Exame Nacional do Ensino Médio
5 de novembro de 2016 (sábado)
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
Tempo para as provas: 4 horas e 30 minutos.

6 de novembro de 2016 (domingo)
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
- Redação;
- Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para as provas: 5 horas e 30 minutos.

Nos dias de prova
Os portões de acesso são abertos às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário de Brasília), já que é proibida a entrada após o fechamento dos portões.
Depois que os portões fecharem, às 13h, uma série de procedimentos de segurança serão realizados. As provas têm início às 13h30.
Fonte: https://www.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/8318-secretaria-estimula-escolas-a-realizarem-simulados-do-enem

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

CNTE protocola ação direta de inconstitucionalidade da MP nº 746


CNTE protocola ação direta de inconstitucionalidade da MP nº 746

Publicado em Sexta, 30 Setembro 2016 18:07
ensino medio
Na tarde desta sexta-feira (30/09), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), protocolou, no Superior Tribunal Federal (STF), ação direta de inconstitucionalidade contra a Medida Provisória nº 746, que visa reformular o formato e o conteúdo pedagógico da etapa escolar do ensino médio.
Para a CNTE, a Medida Provisória estabelece grandes mudanças estruturais para o ensino brasileiro, que causa prejuízo ao princípio da gestão democrática da educação. Além disso, houve uma flagrante exclusão da participação da sociedade na busca pela construção do melhor sistema de educação do país.
Fonte: http://www.cnte.org.br/index.php/comunicacao/noticias/17190-cnte-protocola-acao-direta-de-inconstitucionalidade-da-mp-n-746.html