sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Uberlândia

Nomeação de professores municipais está em andamento


Representantes dos candidatos aprovados no concurso público realizado no primeiro semestre de 2012 foram recebidos nesta sexta-feira (22) pela secretária municipal de Educação, Gercina Novais, para tirar dúvidas sobre o andamento do processo de nomeação dos aprovados. Segundo explicou a secretária, as nomeações dos profissionais não foram efetivadas em tempo hábil em função da paralisação do processo em dezembro do ano passado.


Na época, a Equipe de Transição solicitou que tais nomeações fossem feitas até o dia 31 de dezembro de 2012. Como não aconteceu, a SME retomou em janeiro a contratação de efetivos. Procedimento semelhante aconteceu em relação ao processo seletivo simplificado, que também sofreu interrupção em dezembro e foi retomada a contratação de temporários em janeiro.
Os trâmites próprios para nomeações levam, em média, entre 30 a 90 dias para serem concluídos, incluindo o exame médico, que é uma das novidades. Sendo assim, no dia 06 de fevereiro de 2013, início do ano letivo, não havia profissionais em número suficientes para assumirem as salas de aula.
Diante do quadro encontrado pela atual administração e do tempo necessário para os trâmites de contratação, a medida mais rápida, eficaz e viável a ser tomada foi aumentar a carga horária dos profissionais já atuantes na rede, como única forma de garantir o início do ano letivo. Segundo afirmou a secretária, as nomeações estão sendo processadas normalmente e a medida que são empossados os profissionais, as dobras são canceladas. Dos 4.724 classificados no concurso, 3.022 já tomaram posse. Em relação ao processo seletivo simplificado, dos 5.268 aprovados, 904 já foram chamados.

Professores da rede municipal de educação protestam para ser convocados


Professores da rede municipal de educação 

protestam para ser convocados

 Especial para o CORREIO


Para suprir a falta de professores da rede municipal de educação pública, a Secretaria Municipal de Educação determinou o sistema de “dobra” entre os professores. Isso significa que alguns docentes que já atuavam na sala de aula se dispuseram a dobrar a carga horária para administrarem outras disciplinas. Esta medida gerou protesto nesta sexta-feira (22) entre os aprovados em concurso e processo seletivo do ano passado.
Reunidos em frente a prefeitura municipal de Uberlândia, os professores reivindicaram a convocação dos aprovados. “Não tem necessidade de fazer ‘dobra’ se nós tomarmos posse do cargo para o qual passamos”, disse Sheila Honorato, aprovada no processo seletivo. Para Ariadna Rocha, aprovada no concurso para efetivos, a secretaria está demorando na convocação. “Tem dois meses que estou aguardando ser chamada e tem professor fazendo ‘dobra’ há cinco meses.”
De acordo com a secretária municipal de educação, Gercina Santana Novais, que se reuniu com os professores durante a tarde, a demora da convocação é devido aos trâmites burocráticos de contratação que geram uma fila de espera. “Nós não paramos nenhum tipo de contratação e continuamos a chamar os aprovados.”
Ainda de acordo com a secretária, a “dobra” foi necessária para iniciar o ano letivo. “Adotamos o sistema como uma ação emergencial porque não existe escola sem professor. A medida que os aprovados forem assumindo os cargos, os professores param de dobrar a carga horária”, disse. Ela afirmou também que espera que a situação se normalize no próximo mês.


Falta de professores na rede pública

Segundo a secretária de Educação, Gercina Santana Novais, a falta de professores é pequena depois de adotar o sistema de “dobra”. “Nós temos uma falta de apenas 1% de carga horária em todas as 117 escolas, que a cada momento diminui.” Ainda de acordo com a secretária, esta situação pretende ser sanada no próximo mês, mas ela não informou o total de professores necessários para suprir a demanda municipal.


Aprovados em concurso e processo seletivo temporário para professor

Os professores aprovados no concurso público, realizado em abril do ano passado, somam 2.820 junto com aqueles que ficaram em situação de cadastro reserva, previsto no edital. Destes, 1.548 já foram chamados, além de mais 1.328 do concurso de 2011 que foram chamados para vagas de educadores infantis e 44 aprovados para lecionar História, pelo concurso de 2009.
Quanto aos aprovados no processo seletivo temporário, foram chamados 903, dos 5.268 da lista de aprovados e cadastro reserva. Atualmente existem 3.569 professores em atuação na rede municipal de ensino que atendem aproximadamente 55 mil alunos e mais 1.364 professores dedicados à educação infantil.

Inscrição de professor em curso presencial vai até 18 de março


Licenciatura
Inscrição de professor em curso presencial vai até 18 de março

Professores da educação básica em exercício na rede pública podem concorrer a vagas em cursos presenciais de licenciatura do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). As pré-inscrições estão abertas e devem ser feitas até 18 de março próximo.
Mais de 92 instituições de educação superior parceiras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferecem cerca de 34 mil vagas gratuitas de formação inicial em 20 unidades da Federação.
Os professores interessados em participar dos cursos precisam estar cadastrados na base de dados do Educacenso, na função Docente ou Tradutor intérprete de libras. Os dados referem-se a informações atualizadas em 2012. O êxito do processo depende do apoio e da participação das secretarias estaduais e municipais de educação. As pré-inscrições devem ser validadas pela internet, na Plataforma Freire, pela secretaria à qual o professor estiver vinculado no período de 19 de março a 15 de abril de 2013.
A pré-inscrição e a validação eletrônica, no entanto, não garantem a matrícula do professor. A efetivação da matrícula depende de aprovação em processo seletivo definido pela instituição de ensino e do atendimento às regras do programa para a formação das turmas.

Estão matriculados no Parfor cerca de 52 mil professores, em cursos presenciais. A meta para 2014 é formar 70 mil docentes, tanto na modalidade presencial quanto a distância. Na presencial, o programa oferece turmas especiais em cursos de licenciatura:

• Para professores que atuam na rede pública da educação básica e não têm formação superior
• Para professores que têm a formação superior, mas pretendem fazer o curso na disciplina em que atuam em sala de aula
• Para professores em exercício há pelo menos três anos na rede pública que já tenham uma graduação e pretendam obter uma segunda licenciatura em área distinta da formação inicial
• Para docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública da educação básica e buscam a formação pedagógica

Para saber os dados da oferta para 2013 e fazer as pré-inscrições basta consultar a Plataforma Freire. Mais informações pelo telefone 0800-616161, opção 7, e na página da Capes (Fale Conosco) na internet.

Assessoria de Comunicação Social
 Palavras-chave: educação básica, licenciatura, Capes, Parfor

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Pagamento do Décimo Quarto será em 30 de Março

Pagamento do Décimo 
Quarto será em 30 de Março


          O Prêmio por Produtividade, também conhecido como Décimo Quarto salário será pago em 30 de Março de 2013. O anúncio foi feito hoje pelo governo do estado.Aproximadamente 378 mil servidores receberão o bônus pelo cumprimento de metas pactuadas por equipe e cumpridas em 2011 nas diversas áreas de atuação, como educação, saúde, desenvolvimento social e transportes. 
             Esperamos que os valores estejam disponíveis no www.portaldoservidor.mg.gov.br a partir de 01/03/2013, uma vez que os servidores de cada unidade escolar receberão valores de acordo com as metas atingidas pelas escolas.