sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Professores da rede municipal de educação protestam para ser convocados


Professores da rede municipal de educação 

protestam para ser convocados

 Especial para o CORREIO


Para suprir a falta de professores da rede municipal de educação pública, a Secretaria Municipal de Educação determinou o sistema de “dobra” entre os professores. Isso significa que alguns docentes que já atuavam na sala de aula se dispuseram a dobrar a carga horária para administrarem outras disciplinas. Esta medida gerou protesto nesta sexta-feira (22) entre os aprovados em concurso e processo seletivo do ano passado.
Reunidos em frente a prefeitura municipal de Uberlândia, os professores reivindicaram a convocação dos aprovados. “Não tem necessidade de fazer ‘dobra’ se nós tomarmos posse do cargo para o qual passamos”, disse Sheila Honorato, aprovada no processo seletivo. Para Ariadna Rocha, aprovada no concurso para efetivos, a secretaria está demorando na convocação. “Tem dois meses que estou aguardando ser chamada e tem professor fazendo ‘dobra’ há cinco meses.”
De acordo com a secretária municipal de educação, Gercina Santana Novais, que se reuniu com os professores durante a tarde, a demora da convocação é devido aos trâmites burocráticos de contratação que geram uma fila de espera. “Nós não paramos nenhum tipo de contratação e continuamos a chamar os aprovados.”
Ainda de acordo com a secretária, a “dobra” foi necessária para iniciar o ano letivo. “Adotamos o sistema como uma ação emergencial porque não existe escola sem professor. A medida que os aprovados forem assumindo os cargos, os professores param de dobrar a carga horária”, disse. Ela afirmou também que espera que a situação se normalize no próximo mês.


Falta de professores na rede pública

Segundo a secretária de Educação, Gercina Santana Novais, a falta de professores é pequena depois de adotar o sistema de “dobra”. “Nós temos uma falta de apenas 1% de carga horária em todas as 117 escolas, que a cada momento diminui.” Ainda de acordo com a secretária, esta situação pretende ser sanada no próximo mês, mas ela não informou o total de professores necessários para suprir a demanda municipal.


Aprovados em concurso e processo seletivo temporário para professor

Os professores aprovados no concurso público, realizado em abril do ano passado, somam 2.820 junto com aqueles que ficaram em situação de cadastro reserva, previsto no edital. Destes, 1.548 já foram chamados, além de mais 1.328 do concurso de 2011 que foram chamados para vagas de educadores infantis e 44 aprovados para lecionar História, pelo concurso de 2009.
Quanto aos aprovados no processo seletivo temporário, foram chamados 903, dos 5.268 da lista de aprovados e cadastro reserva. Atualmente existem 3.569 professores em atuação na rede municipal de ensino que atendem aproximadamente 55 mil alunos e mais 1.364 professores dedicados à educação infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário