terça-feira, 14 de junho de 2016

Fernando Pimentel entrega 201 micro-ônibus para o transporte escolar de 179 municípios mineiros

Fernando Pimentel entrega 201 micro-ônibus para o transporte escolar de 179 municípios mineiros

Recursos para a compra dos veículos são de emendas parlamentares e somam R$ 58,4 milhões


imagem de destaque
(Segundo Pimentel, a extensão territorial de municípios mineiros dificulta ainda mais o acesso dos alunos à escola)

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou nesta terça-feira (14/6), 201 micro-ônibus a prefeituras de 179 municípios mineiros. O objetivo é garantir maior qualidade, conforto e segurança no transporte dos estudantes residentes em zonas rurais. Até o fim do mês, outros 199 veículos também deverão ser entregues. Ao todo, foram investidos R$ 58,4 milhões com recursos do Estado, por meio de emendas parlamentares, para a aquisição dos ônibus.
Pimentel destacou a relevância da concessão de equipamentos de transporte, como aconteceu nesta terça-feira para a educação, e segunda-feira (13/6), em Ipatinga, com a entrega de 143 carros e ambulâncias para 105 prefeituras.
“Às vezes, escuto críticas dizendo que entregar veículos e ambulâncias não resolve o problema. É um erro pensar assim. Resolve e resolve muito bem, porque Minas Gerais tem 853 municípios, mais da metade deles têm menos de 10 mil habitantes. Sabemos que municípios menores não tem condição de suportar o custeio de um equipamento de saúde e até de um equipamento educacional de maior porte. Assim, é preciso ter transporte para levar o usuário, o paciente ou o estudante para outra cidade próxima”, justificou o governador.
Segundo Pimentel, a extensão territorial de municípios mineiros dificulta ainda mais o acesso dos alunos à escola. “As distâncias internas são muito grandes. Então, se você não tem um micro-ônibus para levar o aluno, não consegue prestar o serviço educacional. Se você não tiver ambulância, não consegue prestar o serviço de saúde. Então a logística é fundamental em Minas para administrar bem o Estado e o município. Por isso estamos cuidando para melhorar os recursos logísticos do Estado”, afirmou.
A melhoria do transporte escolar nos municípios é uma das demandas apresentadas pela população durante a realização dos Fóruns Regionais de Governo em cada um dos 17 Territórios de Desenvolvimento. A entrega desses veículos também faz parte do esforço do Governo de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Educação em garantir uma educação que reduza as desigualdades regionais e sociais. Cada micro-ônibus pode transportar até 29 passageiros assentados.
De acordo com o governador, a parceria entre o Executivo e a Assembleia Legislativa tem sido fundamental para garantir as entregas desses veículos para a educação e a saúde. “Aqui, hoje, foram 200 micro-ônibus e ainda tem outra entrega da mesma quantidade para ser feita. Também já entregamos 950 ambulâncias, vamos até o fim do ano chegar a 1.500. Essa parceria com a Assembleia tem se transformado em benefício concreto para os municípios de Minas Gerais”, disse.
Pimentel ressaltou a relevância do contato pessoal com os prefeitos. “Tenho feito esses encontros. Não é só pelo ato de entregar as chaves, mas é por estar junto com os prefeitos que, muitas vezes, trazem suas reivindicações. Fizemos, há pouco tempo, em Minas Novas, um evento de entrega de títulos e lá surgiu uma demanda de Chapada do Norte e nós já cuidamos de resolver. Em 30 dias, nós estamos ligando a água lá”, disse.
A entrega de um helicóptero multifunção para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) baseado em Varginha, em abril, foi lembrada pelo governador como uma importante medida adotada pelo governo pensando no atendimento à população. “Em pouco mais de um mês o helicóptero já fez 15 intervenções, salvando 15 vidas. Com toda a dificuldade financeira que nós temos, estamos nos desdobrando. Meu sonho é chegar ao fim do ano colocando helicópteros em todas as regiões do Estado para atender a população. É fundamental em Minas temos uma visão de logística que ajude as prefeituras a atender a população”, finalizou.
Conquista
Representando os prefeitos, Júlio Fontoura, de Ipanema, no Território Caparaó, disse ser o recebimento do micro-ônibus um avanço para os municípios. “Voltamos às nossas cidades com mais uma meta alcançada. Agradecemos o apoio do governador, historicamente reconhecido por seus altos índices de investimento na educação. Ações como essa realmente fazem a diferença. Sabemos do esforço e do grande trabalho feito pelo governador Pimentel em prol de Minas e dos mineiros”, afirmou.
secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, explicou alguns dos critérios usados para definir as primeiras 179 prefeituras contempladas na entrega desta terça-feira. “Uma questão é o número de estudantes que precisam do atendimento do transporte escolar. O outro critério é a extensão territorial desses municípios. A gente tem municípios, às vezes, que precisam fazer esse deslocamento em grandes distâncias. Então precisam de mais de um veículo, às vezes tem uma frota, mas ela está muito incompatível, antiga”, explicou.
Também participaram do evento secretários de Estado, deputados federais e estaduais, prefeitos, superintendentes regionais de ensino e empresários, entre outras lideranças.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/fernando-pimentel-entrega-201-micro-onibus-para-o-transporte-escolar-de-179-municipios-mineiros