CONCURSO PREFEITURA DE UBERLANDIA: RESUMO DA AULA DO PROFESSOR JAKES PAULO (PARTE 3) - CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
Este resumo é produto de uma video aula feito pelo GEMINI. Postado conforme gerado à partir das explicações do Professor Jakes Paulo. Se servir, bons estudos a todos.
Resumo
O Professor Jakes Paulo iniciou a reunião na quinta-feira, 30 de outubro, focando na abordagem pedagógica para o concurso da prefeitura organizado pelo Instituto Consulplan. O curso abordará temas como fundamentos da educação, concepções pedagógicas (tradicional, renovadora, crítica e tecnicista), a distinção entre educação e pedagogia, e a formação integral do ser humano, citando teóricos como Wallon, Vygotsky, Piaget e Demerval Saviani, e a relevância de documentos históricos como o Manifesto dos Pioneiros de 1932.
O Professor Jakes Paulo também detalhou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento normativo que estabelece 10 competências gerais e visa a equidade e a formação integral, diferenciando níveis e modalidades de ensino e apresentando a estrutura de seus códigos alfanuméricos. Ele concluiu que é fundamental para o concurso dominar os conceitos de currículo, competência e equidade, além de compreender as raízes históricas da educação moderna e contemporânea, citando autores como Comênio e Durkheim.
Detalhes
Início e Contextualização do Encontro O Professor Jakes Paulo iniciou a reunião na quinta-feira, 30 de outubro, e mencionou a resolução de problemas de acesso. O foco da discussão seria a parte pedagógica do concurso da prefeitura, distinta do concurso estadual anterior, que foi realizado por outra banca. O Instituto Consulplan, que organiza o concurso da prefeitura, é considerado uma banca mais exigente, com provas extensas e repetição de assuntos.
Abordagem Pedagógica e Conteúdo do Concurso O Professor Jakes Paulo destacou que o curso abordará os fundamentos da educação e usará questões de provas recentes do Instituto Consulplan (de 2025 em outros concursos). A aula seguinte será dedicada à análise das questões pedagógicas frequentemente cobradas pela banca, incluindo temas como Wallon, Vygotsky, Piaget, história da educação brasileira, marcos e situações cotidianas em sala de aula. Eles enfatizaram a necessidade de focar nas diretrizes para a educação básica do município em conjunto com a parte pedagógica.
Fundamentos da Educação e a Ausência de Neutralidade O Professor Jakes Paulo discutiu os fundamentos e finalidades da educação, enfatizando a ausência de neutralidade, visto que a educação reflete valores e contextos sociais. Eles usaram a metáfora de que "professor não é shampoo para ser neutro" e mencionaram os conceitos de currículo prescrito, vivido e oculto, sendo este último englobando as crenças políticas e religiosas do professor. Os fins da educação variam conforme os ideais políticos, religiosos, econômicos e culturais de cada época, citando como exemplo a formação religiosa na Idade Média e a formação do Estado laico na modernidade.
Distinção entre Educação e Pedagogia O Professor Jakes Paulo diferenciou educação de pedagogia, definindo educação como um processo amplo de formação humana, socialização e transmissão cultural. A cultura e a escrita são vistas como fatores que moldaram o processo educativo, permitindo o registro da história e disciplinando a educação, inclusive através da história oficial. Em contraste, a pedagogia é a ciência que pesquisa, reflete sobre a prática educativa, e organiza e analisa essa prática, propondo teorias e métodos.
Objetivos e Finalidades da Educação A principal finalidade da educação é a formação integral do ser humano, abrangendo o desenvolvimento físico, intelectual, ético, estético e moral. O Professor Jakes Paulo alertou para não confundir formação integral com educação integral ou de tempo integral. Além disso, a educação visa a preparação para a cidadania, capacitando os sujeitos para a participação democrática, o conhecimento de direitos e deveres, e a formação de indivíduos autônomos e com pensamento crítico.
Concepções Pedagógicas e Análise para o Concurso O Professor Jakes Paulo identificou as quatro concepções pedagógicas que são frequentemente cobradas nas provas da Consulplan e do Instituto Consulplan: tradicional, renovadora, crítica e tecnicista. O objetivo de estudar essas concepções é refletir sobre "o que ensinar, para que ensinar e como ensinar" e ajudar os professores a assumir uma postura consciente na prática educativa.
Pedagogia Tradicional: Características e Críticas A pedagogia tradicional é caracterizada por uma visão de sociedade hierárquica e estável, com a educação atuando como preservadora da ordem cultural, onde o ser humano deve receber saberes acumulados. Sua finalidade é a transmissão de saberes essenciais para a formação intelectual, seguindo o que é tradicionalmente constituído (canônico). O conteúdo é fixo e hierarquizado, e o papel do professor é de autoridade e transmissor, enquanto o aluno é um receptor que deve memorizar. O Professor Jakes Paulo criticou este modelo por reproduzir a desigualdade, negligenciar a experiência do aluno e suprimir o pensamento crítico.
Pedagogia Renovadora e a Escola Nova A pedagogia renovadora (Escola Nova ou progressista) adota uma visão de sociedade dinâmica e democrática, preparando para a mudança, e considera o ser humano como tendo potencial de desenvolvimento e aprendendo pela experiência. Os fins da educação incluem a formação integral do sujeito, o desenvolvimento de capacidades e o "aprender a aprender". Neste modelo, o currículo é centrado no aluno, o professor é um facilitador/mediador, e o aluno é o protagonista. O Professor Jakes Paulo observou que as diretrizes educacionais de Uberlândia e Minas Gerais ainda se alinham com essa fase da pedagogia renovadora, com ênfase na autonomia e motivação.
Pedagogia Crítica (Libertadora e Crítico-Social) A pedagogia crítica, que inclui as vertentes libertadora e crítico-social, vê a sociedade marcada por desigualdades e relações de poder, e a educação é sempre política. Sua finalidade é a formação crítica para a transformação social, com conteúdo problematizado a partir da realidade social dos alunos (sujeitos). O professor atua como coinvestigador e agente político, e o aluno é um sujeito ativo, produtor de conhecimento, promovendo a articulação entre conhecimento e ação política.
Pedagogia Tecnicista e o Contexto Atual A perspectiva tecnicista é orientada pela eficiência econômica e as demandas do mercado, focando em competências e habilidades para o trabalho. O Professor Jakes Paulo explicou que nessa visão o professor é um técnico que aplica estratégias instrucionais, e o aluno é visto como um cliente. A avaliação é feita por indicadores e testes padronizados, como o SAEB. A crítica a essa perspectiva é que ela reduz a educação a habilidades técnicas, perdendo a dimensão ética, crítica e cultural, e é a base de modelos como o currículo por competência da BNCC.
Outras Perspectivas e o Conceito de Notório Saber O Professor Jakes Paulo introduziu brevemente as perspectivas neocognitivas e construtivistas, que enfatizam a progressão de conceitos e sequências de aprendizagem, alinhando-se com a estrutura da BNCC. Em um debate sobre a formação docente, o Professor Jakes Paulo citou o conceito de "notório saber," que permite a um professor sem formação específica, mas com conhecimento e experiência, apoiar as aprendizagens.
Perspectiva Histórico-Cultural (Vygotsky) A perspectiva de Vygotsky é histórico-cultural, mediada pela cultura, com a finalidade de apropriação de instrumentos culturais para participação social e desenvolvimento da consciência histórica e cultural. Os conteúdos são contextualizados nas práticas sociais, e o professor é um mediador de ferramentas culturais, enquanto o aluno é um aprendiz social em zonas de desenvolvimento proximal, valorizando o trabalho coletivo e o diálogo.
Educação e Sociedade Contemporânea A educação deve dialogar com os desafios atuais, como desigualdades sociais, inclusão, diversidade cultural, globalização e novas tecnologias, conforme explicitado nas diretrizes educacionais. O Professor Jakes Paulo diferenciou "mérito" (esforço individual) de "meritocracia," argumentando que esta só existiria se todos os sujeitos partissem do mesmo lugar e tivessem o mesmo acesso. A escola, por meio dos fundamentos da educação, deve ser um instrumento de análise e transformação da realidade social.
Saviani e as Concepções Tradicional vs. Inovadora O Professor Jakes Paulo citou Demerval Saviani, que define a pedagogia como uma teoria da prática educativa. Segundo Saviani, as concepções tradicionais priorizam a teoria sobre a prática (foco em "como ensinar"), enquanto as inovadoras priorizam a prática sobre a teoria (foco em "como aprender").
O Modelo Jesuítico e as Reformas Pombalinas A pedagogia tradicional no Brasil foi fortemente influenciada pelo método jesuítico, focado na disciplina, autoridade e doutrinação religiosa, com o objetivo de formar "bons cristãos e súditos obedientes". O Marquês de Pombal, sob influência iluminista, buscou laicizar o estado e estatizar a educação, expulsando os jesuítas em 1759 e substituindo as escolas religiosas por "aulas régias". O objetivo era modernizar o currículo, tirando o centro da religião e usando a educação como instrumento para fortalecer o poder do Estado e tornar os portugueses mais empreendedores e capitalistas.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação (1932) O Manifesto dos Pioneiros da Educação de 1932 é um documento fundador do pensamento educacional brasileiro, influenciado pelo pragmatismo de John Dewey e a Escola Nova, adaptado à realidade brasileira. Ele surgiu em um cenário de crise do liberalismo e alto índice de analfabetismo no Brasil. O manifesto criticou o modelo tradicional por ser elitizado e excludente, propondo a educação pública, laica, gratuita e obrigatória. O Professor Jakes Paulo destacou que essa proposta, ainda controversa hoje, não tem a ver com o marxismo ou comunismo, mas sim com o ideário da Escola Nova, que surgiu no contexto do sistema capitalista.
Impacto do Manifesto e a Necessidade de Política de Estado Os conceitos centrais do manifesto incluíram a crítica à fragmentação das políticas educacionais e a defesa de um plano nacional de continuidade. O manifesto defende que a educação deve ser uma política de Estado, e não apenas de governo, e deve ser uma prioridade acima das questões econômicas, fundamentada em base científica e filosófica, com respeito ao educando e função social. O manifesto também defendeu a formação universitária para todos os docentes e a universidade como um espaço autônomo, dedicado à pesquisa e à cultura.
Construtivismo e a Pedagogia Crítico-Reprodutivista O Professor Jakes Paulo abordou o construtivismo como uma teoria educacional que critica a transmissão passiva do conhecimento, defendendo a participação ativa do estudante na construção do conhecimento através da interação com o meio. Eles mencionaram, por fim, a pedagogia crítico-reprodutivista, que vê a escola como um sistema que reproduz desigualdades sociais, contrastando com a linha crítico-social (Saviani e Paulo Freire), que considera a escola como um possível espaço de transformação.
Síntese das Concepções na Escola Brasileira O Professor Jakes Paulo concluiu que a maioria das escolas no Brasil vive uma coexistência de diversas concepções pedagógicas. É comum encontrar avaliação tecnicista (provas padronizadas, simulados) junto com práticas construtivistas em sala de aula (estimular o "aprender a aprender"), mantendo rituais tradicionais de disciplina. O Professor Jakes Paulo usou exemplos de professores de Português adotando projetos renovadores e professores de Matemática aplicando provas tradicionais para ilustrar essa complexidade.
Educação na Modernidade e Suas Raízes Professor Jakes Paulo destacou que a gestão da secretaria de educação utiliza métodos de desempenho baseados no IDEB. Ele abordou o tópico da "educação da modernidade, razão, ciência e emancipação" presente no edital, salientando a dificuldade devido à falta de referências bibliográficas fixas, o que o levou a buscar autores com pensamentos sobre o tema. O Professor Jakes Paulo enfatizou que a educação da modernidade não se refere à educação dos dias atuais (que seria a contemporânea), mas sim à época da Revolução Francesa, século XVI, focada na razão e no empirismo. Ele mencionou pensadores como René Decartes, John Luke e Francis Bacon, que defendiam a ciência em detrimento da explicação religiosa e promoviam a escola para formar cidadãos livres e capazes de intervir na sociedade, resultando no surgimento de universidades laicas.
Contribuições de Comênio e o Iluminismo O Professor Jakes Paulo apresentou Comênio, considerado o pai da didática, que no século XVII defendia o princípio de que a educação deveria ser universal, acessível e adaptada ao desenvolvimento do aluno. Comênio, em sua obra "Didática Magna," propunha a escolarização universal, independentemente de classe social ou gênero, e utilizava métodos graduais e intuitivos. O Professor Jakes Paulo explicou que o Iluminismo consolidou a ideia de escola pública, laica e gratuita como dever do Estado, com filósofos como Jean Jacques, Rousseau e Voltaire afirmando que a educação era o meio para garantir igualdade e cidadania. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, influenciada por esses ideais, assegurou a educação como direito de todos e dever do Estado, refletido na Constituição Brasileira de 1988.
Diferentes Perspectivas Pedagógicas na Modernidade O Professor Jakes Paulo introduziu diferentes perspectivas de autores como Pestalozzi, Kant, Herbert e Froebel. Pestalozzi defendia a educação pelo afeto, experiência prática e observação. Kant acreditava que a educação deveria formar o homem moralmente autônomo, ensinando o aluno a agir por princípios éticos, e não apenas por regras externas. Herbert sistematizou a pedagogia como ciência com espaços formais de ensino, e Froebel criou o jardim de infância, valorizando a aprendizagem lúdica.
Contribuições de Durkheim e John Dewey O Professor Jakes Paulo discutiu Émile Durkheim, que via a escola como o lugar para o desenvolvimento de valores cívicos e normas de convivência pacífica, enfatizando o preparo dos professores e a padronização dos ambientes escolares. Apesar de Durkheim ter sido rejeitado por alguns, devido à sua visão positivista, seu método é muito utilizado em pesquisas acadêmicas. O Professor Jakes Paulo também mencionou John Dewey, um pensador americano que defendia a escola como um espaço democrático e experimental, onde os alunos resolviam problemas práticos em grupo para formular soluções para situações sociais.
Tendências Pedagógicas e Pensadores Brasileiros O Professor Jakes Paulo sintetizou as tendências pedagógicas, incluindo a tradicional (foco na transmissão de conhecimento), renovada/escola nova (foco na criança e aprender fazendo), tecnicista (foco em eficiência e resultados mensuráveis, como o Ideb), e a crítica libertadora/crítica social (foco na emancipação e transformação social). Ele exemplificou a pedagogia libertadora com Paulo Freire, que defende a educação como prática da liberdade e utilizou palavras do cotidiano para alfabetizar trabalhadores rapidamente, enfatizando que o diálogo entre educador e educando é central e que a educação não é neutra. Já Demerval Saviani, com a pedagogia crítica social dos conteúdos, defende que a escola deve garantir o saber historicamente acumulado, sendo o conteúdo essencial e condição de emancipação, mas deve ser trabalhado de forma crítica e conectado com a realidade social dos estudantes.
BNCC e Seus Aspectos Normativos O Professor Jakes Paulo deu início à discussão sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), um documento normativo que deve ser seguido em todas as etapas da educação básica. Ele explicou que a BNCC cumpre a determinação da LDB, que exige uma base nacional comum de 60% do conteúdo, sendo os 40% restantes a parte diversificada com conteúdos locais. A BNCC, homologada em 2017, atende às metas 2 e 7 do Plano Nacional de Educação e tem como objetivos, de acordo com o Professor Jakes Paulo, a garantia da equidade, a promoção da formação integral, a redução das desigualdades educativas e a colocação do aluno no centro do processo.
Conceito de Equidade e Formação Integral na BNCC O Professor Jakes Paulo distinguiu equidade de igualdade, usando uma imagem ilustrativa para mostrar que a equidade visa garantir que todos consigam "ver o jogo," ou seja, criar estratégias diferentes para situações diferentes, tratando as pessoas de forma diferente para atender às suas necessidades específicas. Ele exemplificou com estudantes da educação especial que podem ter dificuldades na escrita, mas conseguem verbalizar o aprendizado, e a avaliação deve refletir essa equidade. O conceito de formação integral na BNCC inclui valores éticos, morais e culturais.
Estrutura e Modalidades da BNCC A BNCC está estruturada na educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio. O Professor Jakes Paulo esclareceu as oito modalidades da BNCC: EJA, educação especial, educação do campo, indígena, quilombola, profissional, EADs e educação penal do sistema prisional. Ele diferenciou nível (educação básica e superior, subdivididos em infantil, fundamental e médio) de modalidade, que são formas especiais de educação que permeiam qualquer nível de ensino (exemplo: educação especial presente no infantil, fundamental e médio). Ele detalhou a educação profissional nas formas FIC, técnica subsequente, concomitante e integrada.
Competências Gerais da BNCC O Professor Jakes Paulo enfatizou que competência é um conceito-chave na BNCC, sendo a "capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver situações complexas". Ele listou e descreveu brevemente as 10 competências gerais da BNCC: Conhecimento (aplicar saberes), Pensamento Científico (investigar e analisar), Repertório Cultural (valorizar expressões artísticas e alteridade), Comunicação (expressar-se com clareza e respeito), Cultura Digital (uso crítico e ético da tecnologia), Trabalho e Projeto de Vida (planejar o futuro com autonomia e ética), Argumentação (defender ideias e respeitar divergências), Autoconhecimento e Autocuidado (saúde física e emocional), Empatia e Cooperação (respeitar diferenças e responsabilidade cidadã). O Professor Jakes Paulo destacou que o desenvolvimento dessas 10 competências levaria o aluno a um alto nível de formação.
Códigos Alfanuméricos e o Currículo da BNCC O Professor Jakes Paulo apresentou a estrutura dos códigos alfanuméricos da BNCC, que indicam a habilidade a ser trabalhada. Ele explicou que, na educação infantil (EI), o código indica a etapa (EI), a faixa etária (por exemplo, 02 para crianças bem pequenas) e o campo de experiências (como TS para traços, sons, cores e formas). No ensino fundamental (EF), o código indica o nível (EF), os anos de escolaridade (exemplo: 67 para 6º e 7º anos) e o componente curricular (exemplo: EF para Educação Física). No ensino médio, o código pode incluir três letras indicando a área do conhecimento (exemplo: LG para Linguagens) ou a disciplina isolada.
Críticas e Aspectos Positivos da BNCC O Professor Jakes Paulo citou críticas à BNCC, como seu caráter tecnicista e neoliberal, a influência internacional (OCDE e Banco Mundial), a redução da autonomia docente devido às diretrizes curriculares e a ênfase no mercado de trabalho. Em relação aos aspectos positivos, ele mencionou a uniformização das referências, o favorecimento da mobilidade estudantil e a transparência curricular. O Professor Jakes Paulo também ressaltou que a BNCC traz dimensões como intelectual, emocional, física e social para a formação integral do sujeito e defende a educação inclusiva e diversa.
Desafios de Implementação e Foco para Concursos Os desafios de implementação incluem a falta de infraestrutura e formação continuada, a resistência às mudanças e a necessidade de colaboração federativa. O Professor Jakes Paulo concluiu que, para o concurso da Consuplã, é crucial dominar os conceitos de currículo, competência e equidade, além das bases legais e críticas teóricas da BNCC, lembrando que a BNCC é uma diretriz curricular, e o currículo oficial é o prescrito pelo governo. A BNCC orienta, mas não substitui o currículo.