sexta-feira, 27 de maio de 2022

STF tem maioria para validar decisão que travou ampliação de reajuste Minas Gerais

STF tem maioria para validar decisão que travou ampliação de reajuste Minas Gerais


STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nesta quinta-feira (26) para validar a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu a ampliação do percentual de reajuste salarial para servidores da saúde, educação e segurança em Minas Gerais.

O resultado atende a um pedido do governador mineiro, Romeu Zema (Novo), que acionou a Corte após a Assembleia Legislativa de Minas aprovar um aumento do reajuste para as três cate

Inicialmente, a proposta do governador estabeleceu um reajuste linear de 10% para todas as categorias, mas os deputados ampliaram o percentual para as áreas de segurança e saúde (15%) e educação (33%).

Barroso suspendeu a ampliação em abril, por considerar que a proposta não seguiu as regras de responsabilidade fiscal e poderia atingir os cofres públicos. A decisão foi levada ao plenário virtual e referendada, até o momento, por mais 5 ministros, além de Barroso.

Seguiram o relator: Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e o decano do Supremo, Gilmar Mendes. Até esta noite faltavam os votos de Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Nunes Marques, André Mendonça e do presidente do Tribunal, Luiz Fux.

Único a proferir um voto por escrito, Barroso reafirmou os argumentos que levaram à suspensão da ampliação do reajuste. Segundo o ministro, se o aumento continuasse, haveria risco de "impacto significativo e irreversível" nas contas mineiras.

Acompanhe a votação no Plenário:
Suspende e declara inconstitucional o reajuste salarial aprovado pela Assembleia de Minas.

Data início: 20/05/22
Data prevista fim: 27/05/22

ATUALIZAÇÃO 15H - 27/05/2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário