segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Prefeitura de Uberlândia... Realmente é bom saber.

Prefeitura de Uberlândia... Realmente é bom saber.

Dia desses o Jornal Correio de Uberlândia, permitiu na coluna opinião um ‘baba ovo’ para Odelmo Leão. Ao terminar de ler o texto fiquei incrédulo, boquiaberto e com uma sensação de impotência moral que, para minimizá-la,  posto este texto.

O autor se refere a Odelmo como último grande prefeito, me pergunto. A história da cidade acabou? Ou foi apenas o fim do reinado do último coronel?
As grandes obras realizadas na cidade vieram com investimentos do governo federal, capitaneados em sua grande maioria pelo prefeito Gilmar Machado quando deputado federal.

Ora, Gilmar Machado também será um dos grandes e exponho claramente o por quê:

- Valorização dos professores: pagamento do piso salarial nacional do magistério para a jornada de 20h, sendo 14h na sala de aula;

- Reformulação do plano de cargos e carreira dos servidores públicos;

- Pagamento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde;

- Criação das praças públicas do século XXI, com quadras de tênis quadras poliesportivas e infraestrutura de esporte e lazer nos bairros,

- Recuperação dos parques lineares,

- 3 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em construção;

- Revitalização do Centro de Tecelagem Fios do Cerrado;

- Entrega de mapas atualizados para as escolas;

- Taxistas ganham direito de transferência de permissões (A lei 618/2014, que modifica o sistema de permissão para prestação do serviço de táxi em Uberlândia, foi sancionada na tarde desta sexta-feira (29), pelo prefeito Gilmar Machado, no Centro Administrativo Municipal. A solenidade de assinatura contou com a presença de vários representantes da categoria);

- Apoio social ao assentamento Rio das Pedras já podem contar com uma Unidade de Apoio à saúde da família, fossas sépticas e um Telecentro.

- Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no bairro Campo Alegre. O equipamento visa estimular as práticas esportivas e a promoção cultural. A área contempla uma estrutura formada por biblioteca com telecentro, cineteatro, salas multiuso, pista de skate, playground, jogos de mesa, equipamentos de ginástica, quadra de areia, quadra poliesportiva coberta, pista de caminhada e um Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

- Projeto Crescer Aprendiz oferece vagas a jovens em curso de qualificação;

- Obras da adutora de interligação dos centros de reservação de água potável Santo Inácio e Luizote de Freitas, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

- Projeto Leitura no Ponto. Desta forma, enquanto os usuários aguardam o ônibus para ir para casa ou para o trabalho, é possível pegar uma obra, levar para casa ou ler na própria estação.

- Unidade Básica de Saúde da Família inaugurada nos bairros Morumbi, Canaã, Jardim Europa, Minas Gerais,  Bom Jesus, Rio das Pedras e Tangará.

- Entrega do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICs). Trata-se de um novo espaço com modelo amplo de assistência e que integra vários serviços. Além do atendimento fisioterapêutico, o CER e as PICs unem os conhecimentos de profissionais de psicologia, fonoaudiologia, ortopedia, homeopatia, reumatologia, acupuntura, medicina antroposófica, entre outros.

- Entrega da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPS AD), no bairro Umuarama.

- Novos abrigos de ponto de ônibus;

- Revitalização da Feira da Agricultura Familiar no Centro Administrativo;

- Plantio de 40 mil mudas nativas em Áreas de Preservação Permanente (APPs) das bacias do rio Uberabinha e ribeirão Bom Jardim.

- Acessibilidade para pessoas com deficiência no Terminal Central;

- Entrega da passagem inferior da avenida Afonso Pena facilita acesso à região Leste;

- Curso sobre licitações Micro e pequenos empresários;

- Ampliação da EMEI bairro Patrimônio;

- Assinatura do contrato de renovação da  frota de ônibus com modelos de última geração.

- Entrega das obras de acesso ao Shopping Park;

- Serviços do Procon nos terminais de ônibus.

- Assinatura de contratos do Sistema de Produção de Água Potável Capim Branco.

- Início das obras de pavimentação asfáltica no Dom Almir, Joana D’Arc, Prosperidade, São Francisco e Celebridade.

- Aumento da frota de ambulância e mais dois veículos para atenção primária;

- Reforma da Biblioteca Municipal;

- Criação de 1,4 mil vagas na educação infantil.

E hoje, 29/09/2014, houve um grande avanço para o funcionalismo.
O prefeito Gilmar Machado assinou nesta segunda-feira (29) as Leis que instituem o Plano de Cargos e Carreira dos servidores públicos municipais do quadro geral e da Educação. A partir de agora, os servidores terão um prazo para fazer a adesão ao novo plano, que começa a vigorar em 1º de janeiro de 2015.
Além das leis, mais três decretos foram assinados. O primeiro institui as duas Comissões de Enquadramento Paritárias, cada uma formada por 14 pessoas escolhidos entre seus representantes na Mesa Permanente de Negociação (MPN), que têm como finalidade promover a efetividade e a celeridade do processo de enquadramento.
Um segundo decreto dá direito aos Agentes de Serviços Gerais, aos Auxiliares em Serviços Administrativos Públicos e aos Educadores Infantis a 15 dias de recesso alternados, distribuídos durante o recesso escolar, no mesmo período do recesso dos Professores, Especialistas de Educação e Pedagogos.
A jornada dos Educadores Infantis foi reduzida no terceiro decreto assinado nesta tarde. Fica reduzida de 30 para 25 horas semanais a jornada de trabalho do Educador Infantil. Dentre as 25 horas semanais, uma hora deverá ser dedicada a estudos e formação continuada, a ser realizada na própria escola. Os dois últimos decretos entram em vigor em janeiro de 2015.

Essas obras e feitos da atual administração foram coletados desde janeiro de 2013, em manchetes do próprio Jornal Correio, coisa que faço todos os dias a fim de coletar dados sobre a gestão em curso.


Isso não significa menosprezar outras gestões, mas garantir o espaço justo e igualitário a que se devem prestar os meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário