quarta-feira, 4 de agosto de 2010

G1 lista proibições incomuns em países do mundo

G1 lista proibições incomuns em países do mundo

Na semana passada, Emirados anunciaram que vão barrar BlackBerry.
Confira 10 atitudes proibitivas não muito convencionais em diversos países.

Do G1, em São Paulo
Os Emirados Árabes anunciaram que a partir de outubro irão impedir os donos de BlackBerry de enviarem e receberem e-mails e outras mensagens e de navegar na internet. Na semana passada, o Conselho Municipal de uma cidade inglesa proibiu suas funcionárias de usarem minissaias. Confira na lista abaixo 10 proibições 'incomuns' de países:

Proibições incomuns
Palestina fuma o narguiléPalestina fuma o narguilé
(Foto: /AP)
Narguilé para mulheres em Gaza
O grupo islâmico Hamas, que controla a região da Faixa de Gaza, proibiu em julho deste ano as mulheres de fumarem narguilé em ambientes públicos. O motivo é que o ato seria 'contrário às  tradições e normas sociais'.
Muito popular na região, o narguilé é um cachimbo de água que contém tabaco de sabores diversos. Como resultado imediato da decisão, os hotéis de Gaza, deixarão de disponibilizar esse serviço.
Saudita compra rosas em mercado de Riad, em fevereiro de 2009Saudita compra rosas em
mercado de Riad, em
2009 (foto: AFP)
Rosas no dia dos namorados na Arábia Saudita
A polícia religiosa da Arábia Saudita fez uma operação no dia 14 de fevereiro deste ano para fiscalizar a venda de rosas vermelhas e outros artigos relacionados com o Dia dos Namorados, comemorado nesta data em muitos países ocidentais. Segundo a BBC, na data, um buquê de rosas vermelhas saltou de 5 riais sauditas para mais de 30 por causa da procura no mercado negro.
Aviso em loja de cidade alemã mostra que papai noel é proibidoAviso em loja de cidade
alemã (Foto: Prefeitura de
Fluorn-Winzeln/BBC)
Papai noel em cidade alemã
No final de 2008, a câmara municipal de Fluorn-Winzeln declarou a região uma "zona livre de Papai Noel". O objetivo foi tentar substituir o "bom velhinho" pela figura histórica de São Nicolau.
Imigrante mexicana faz lição de casa em Tuscon, Arizona, em abril de 2010Imigrante mexicana faz
lição de casa em Tucson
(Foto:AFP)
Disciplinas sobre minorias étnicas nas escolas do Arizona
Em maio deste ano, o estado norte-americano do Arizona aprovou uma lei que proíbe que suas escolas ensinem matérias sobre o papel das minorias étnicas na história e na cultura americana.
A norma tem como objetivo tornar ilegais os programas escolares em vigor na região de Tucson, que, de acordo com o secretário de Educação estadual Tom Horne, alimentam um "chauvinismo étnico destrutivo".
Fogos croáciaFogos de festa de 2007
na Croácia (Foto: AFP)
Festa de fim de ano na Croácia
Em meio à crise financeira, o governo da Croácia proibiu, no final do ano de 2008, comemorações de Natal e Ano Novo em instituições estatais e companhias públicas como medida para cortar gastos.
"Proibimos a organização de qualquer comemoração de Natal ou Ano Novo ou compra de presentes. O governo também exige que as estatais reduzam as despesas", disse o primeiro-ministro Ivo Sanader durante reunião de gabinete.
gravatas em loja do irãGravatas são vistas em
loja do Irã, em 2008
(Foto: AFP)
Gravatas e lingeries nas vitrines do Irã
A polícia do Irã proibiu, em setembro de 2009, a exposição de gravatas e roupa íntima feminina nas vitrines dos estabelecimentos comerciais. Os manequins femininos com roupa íntima podem ser expostos somente dentro das lojas, desde que não haja vendedor homem no estabelecimento.
aeroporto do nepalAeroporto do Nepal
(Foto: AFP)
Bolsos nos uniformes de funcionários dos aeroportos do Nepal
Autoridades do Nepal aprovaram, em junho de 2009, uma medida que obriga os funcionários do Aeroporto Internacional de Katmandu, o principal do país, a usarem calças de uniforme sem bolsos para tentar acabar com a prática de subornos. A medida foi anunciada pela Comissão para Investigação de Abuso de Autoridade do país, que baseou a decisão em um número cada vez maior de reclamações contra os funcionários.
Coca Zero Coca Zero (Foto: AFP)
Coca-Cola Zero na Venezuela
O governo da Venezuela proibiu, em junho do ano passado, a venda do refrigerante Coca-Cola Zero no país, alegando que seria prejudicial à saúde. A medida foi tomada depois de uma inspeção realizada na filial da empresa Coca-Cola Femsa na Venezuela
Cortes permitidosCortes permitidos pela
cartilha iraniana
(Foto: AFP)
Tipos de cortes de cabelo no Irã
Em julho deste ano, o governo iraniano divulgou uma cartilha com os cortes de cabelo permitidos para os homens, banindo tipos de penteados como o rabo-de-cavalo.
Enfermeira britânica em 2006Enfermeira britânica
em 2006 (Foto: AFP)
Jalecos para médicos no Reino Unido
O governo britânico aprovou, em setembro de 2007, um novo código para regular a maneira de se vestir nos hospitais. A medida prevê a substituição do tradicional jaleco branco por uma nova vestimenta e proíbe os médicos de usar jóias, relógios ou gravatas. O motivo: evitar possíveis infecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário