Para Superintendente de Ensino,
professor Jakes Paulo (parte 1)
No sentido de contribuir com todos/as
estou publicando sugestões para um projeto de gestão democrática. Aceito
sugestões, desde que não sejam anônimas e tenha email para trocarmos
experiências.
PERFIL DO SUPERINTENDENTE DE ENSINO
Antes de qualquer coisa, a pessoa que
pretende assumir o cargo de Superintendente de Ensino, deve apresentar algumas
características que podem influenciar diretamente na forma em que ele vai
conduzir a gestão desse espaço educacional e administrativo tão importante. Não
quer dizer que ele precise ter todas elas, mas que se essa pessoa se
auto-avaliar e se souber ouvir as pessoas que o cercam, ela poderá ver quais
são suas deficiências e saber em quais aspectos precisa melhorar. Vamos ver
então algumas características que formam o perfil de uma Superintendente de
Ensino.
FATORES QUE MOTIVAM A
CANDIDATURA:
Ø Ter pré-disposição
PARA trabalho coletivo.
Ø Ser articulador e
mediador dos segmentos internos e externos: o Superintendente deve ser uma
pessoa que abra o diálogo com os diferentes grupos existentes tanto dentro da SRE
como fora dela, buscando a maior interação possível com esses grupos em favor
do desenvolvimento da educação.
Ø Ter iniciativa e
firmeza de propósito PARA realização de ações.
Ø Ser conhecedor dos
assuntos técnicos, pedagógicos, administrativos, financeiros e legislativos.
Ø Ter espírito ético e
solidário.
Ø Ser conhecedor da
realidade das escolas.
Ø Ter credibilidade na
comunidade: o Superintendente precisa ser uma pessoa que transmita
credibilidade, quer na sua conduta profissional, como pessoal e até mesmo na
familiar.
Ø Ser um defensor da
educação.
Ø Ter liderança
democrática e capacidade de mediação.
Ø Ser capaz de se auto-avaliar
e promover a avaliação do grupo. O Superintendente precisa saber que nem sempre
está certo e que nem sempre tem razão, nem ele e muitas vezes nem o grupo. Por
isso, ele deve ser capaz de reconhecer isso e tomar as medidas necessárias para
corrigir suas deficiências e as deficiências do grupo. Ao entender isso, como
um sinal de humildade e fazer uma avaliação de si mesmo e do grupo o diretor
está tendo a grande oportunidade de medir seus erros e acertos e corrigi-los a
tempo antes que seja tarde demais e comprometer todo o seu trabalho e o
trabalho de sua equipe.
Ø Ter a capacidade de
resolver problemas: o Superintendente deve ser capaz de ver, ouvir, sentir o
problema no momento e no local onde está acontecendo, sem fugir dele e sem
tentar adiar a sua solução. Os problemas sempre irão existir e o Superintendente
deve dar encaminhamento a eles, procurando resolve-los de forma definitiva e
não tomando medidas paliativas que somente acobertem o problema naquele
momento, permitindo que mais tarde eles se repitam. Buscando sempre a ajuda e a
participação de outras pessoas para ouvir suas opiniões sobre a questão e
dividir as responsabilidades pelas decisões tomadas.
Ø Ser transparente e
coerente nas ações.
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