sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual


24 de Outubro de 2018 , 15:57 

Atualizado em 24 de Outubro de 2018 , 16:11



A Secretaria de Estado de Educação (SEE) publicou no Diário Oficial Minas Gerais desta quarta-feira (24/10) o Edital SEE nº 02/2018, que define normas relativas ao Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual. A Certificação Ocupacional busca, por meio de prova, avaliar conhecimento pedagógico, técnico e as competências necessárias ao satisfatório desempenho do cargo de Diretor de Escola Estadual.
A Certificação é pré-requisito para o processo de escolha de diretor, que se dará por meio de consulta à comunidade escolar, conforme critérios definidos em Resolução específica. O processo não constitui concurso público para investidura em cargo ou função pública, assim como não assegura ao candidato direito à ocupação ou nomeação, limitando-se a credenciar junto à SEE profissionais certificados e formar banco de potenciais candidatos ao cargo de Diretor de Escola Estadual.
Para participar do processo de Certificação Ocupacional, o candidato deverá atender, cumulativamente, às seguintes exigências: ser Professor de Educação Básica ou Especialista em Educação Básica, detentor de cargo efetivo ou de função pública estável ou designado para o exercício de função pública; e possuir curso de Pedagogia plena ou licenciatura plena ou bacharelado acrescido de Formação Pedagógica de Docentes.
O credenciamento obtido no processo de Certificação Ocupacional terá validade de quatro anos, a contar da data da publicação do resultado final no Diário Oficial dos Poderes do Estado “Minas Gerais”.
O candidato deverá acompanhar no site www.institutoavaliar.org.br/certificacao2018, a divulgação e publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes à Certificação Ocupacional.
As inscrições
As inscrições para a certificação estarão abertas no período de 29 de outubro até as 18 horas do dia 09 de novembro de 2018, no endereço eletrônico www.institutoavaliar.org.br/certificacao2018.
A prova
De acordo com o edital, a prova de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual, de caráter eliminatório, terá 60 questões objetivas de múltipla escolha, com 04 opções de resposta cada. Será atribuído um ponto para cada resposta correta.
A prova objetiva abordará conteúdos relativos às dimensões da Gestão Escolar e respectivos padrões de competência, como Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas e Gestão participativa. O conteúdo programático e as referências para estudo estão no Anexo II do Edital e disponibilizados no endereço eletrônico www.institutoavaliar.org.br/certificacao2018

A prova será realizada no dia 25 de novembro e terá duração mínima de 1 hora e máxima de 4 horas, incluindo o preenchimento da Folha de Respostas. Os candidatos à Certificação Ocupacional da jurisdição das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) Metropolitanas A, B ou C farão prova em Belo Horizonte e os demais candidatos no município sede da SRE para a qual se inscreveram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário