quarta-feira, 1 de maio de 2013

GOVERNO ENVIA PROJETO QUE ALTERA O ESTATUTO DO SERVIDOR PÚBLICO DE MINAS GERAIS A TÍTULO DE ‘MODERNIZAÇÃO’


ESTATUTO DO SERVIDOR PÚBLICO DE MINAS GERAIS
GOVERNO ENVIA PROJETO QUE ALTERA O ESTATUTO DO SERVIDOR PÚBLICO DE MINAS GERAIS A TÍTULO DE ‘MODERNIZAÇÃO’

O Estatuto do servidor público de Minas Gerais é datado de 1952 (Lei nº 869/1952). O Governo de Minas Gerais enviou a Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei de ‘atualização’ do Estatuto do Servidor e consultas públicas sobre o mesmo. A tramitação já teve início na Assembleia Legislativa e em 222 artigos, a minuta de proposta traz regras relacionadas a contratação do servidor, nomeação, exoneração, férias e promoções, gratificações e outros adicionais.

Faço o alerta que o Governo do Estado encaminhou o projeto sem uma ampla discussão com os sindicatos que representam os servidores do Estado, mas aponto que neste momento, devemos nos apropriar do debate e abrir caminhos para conhecer as mudanças propostas pelo governo do estado e não termos prejuízos futuros.

Para não dizer que não foram feitas reuniões sobre o estatuto, elas ocorreram, chamadas pela Seplag, contudo, os sindicatos presentes afirmam que elas não passaram de meras apresentações das mudanças propostas pelo governo de Minas e que não houve um momento para a indicação de propostas.

Este é o momento de conhecermos o plano e de refutarmos mais perdas de direitos como servidores.

Na minha humilde leitura, acho que temos um debate afrontoso pela frente, ainda mais que a evolução do servidor na Carreira dependerá de Certificações e das Avaliações de Desempenho.

Para ler proposta do novo Estatuto do Servidor acessem:



Nenhum comentário:

Postar um comentário