Divulgado edital do processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual
Inscrições estarão abertas entre os dias 08 e 26 de abril e provas estão previstas para o dia 16 de junho
Já estão disponíveis para consulta os critérios do próximo processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual. O Edital da Certificação promovida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) foi publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado desta terça-feira (02-04). Poderão participar do processo, servidores efetivos e efetivados das carreiras de Professor de Educação Básica ou Especialista em Educação Básica, com formação voltada para o magistério. As inscrições para participar do processo deverão ser feitas entre os dias 08 e 26 de abril.
A certificação é requisito básico para que um servidor exerça o cargo de diretor de escola estadual, pois ela atesta que o candidato tem os conhecimentos e habilidades necessárias. O processo acontece em duas etapas, sendo prova objetiva e a avaliação dos títulos. Ao final desse processo, será concedido ao candidato aprovado a certificação ocupacional, com validade de quatro anos, que o torna apto a pleitear o cargo do diretor de escola estadual.
É importante ressaltar que a aprovação no processo de certificação ocupacional não garante ao candidato nomeação no cargo de diretor.
Inscrições e provas
As inscrições para o processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual devem ser feitas no sítio eletrônico da Secretaria ou pelo sítio www.makiyama.com.br. Os interessados poderão se inscrever a partir da próxima segunda-feira (08-04).
A prova de certificação ocupacional está prevista para o dia 16 de junho e será composta de 60 questões de múltipla escolha. A prova abordará temáticas tanto da área de Educação, como políticas públicas da educação mineira e bases legais da educação, quanto da área de Gestão Pública, como planejamento e gestão de recursos orçamentários e financeiros e gestão de pessoas. O conteúdo programático completo de cada uma das temáticas pode ser conferido no Anexo II do edital.
Certificação anterior
O último processo de Certificação Ocupacional foi realizado em 2010. Na ocasião, a Secretaria certificou 13.444 educadores em todo o Estado, superando o número de certificações das duas primeiras edições, realizadas em 2006 e 2007, quando foram certificados 11.364 candidatos.
A certificação realizada em 2010 terá validade até dezembro de 2014. A Secretaria de Educação recomenda que todos os servidores interessados em ocupar o cargo de Diretor de Escola Estadual, mesmo que já sejam certificados, devem se submeter ao novo processo. A certificação realizada este ano terá validade até o ano de 2017.
Estou querendo saber se haverá a eleição para diretor de Escola em 2013?
ResponderExcluirA Certificação servirá para os que quiserem ser candidatos, ainda não há previsão de data para as eleições de diretores.
Excluir