quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Professores aprovados em concurso público da Educação serão nomeados a partir desta semana


Professores aprovados em concurso público da

Educação serão nomeados a partir desta semana

Publicações serão dividas em grupos e, até julho de 2013, 11.700 docentes serão nomeados

Quarta, 27 Fevereiro 2013 
Atualizado em Quarta, 27 Fevereiro 2013



Os professores aprovados no último concurso público da Secretaria de Estado de Educação (SEE) serão nomeados a partir desta semana. Serão publicadas, no Diário Oficial dos Poderes do Estado, as nomeações de 1.964 professores e, até julho deste ano, serão nomeados mais de 11,7 mil docentes. 

As nomeações serão publicadas em grupos, de modo a facilitar a realização dos exames admissionais dos novos servidores. No total, foram abertas 13.993 vagas para os cargos de professores em todo o Estado no último concurso público. A Secretaria de Educação pode nomear os aprovados ao longo de todo o prazo de validade do certame, que é de dois anos, prorrogável por mais dois. Segundo a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, contudo, é muito provável que, ao longo do prazo de validade, sejam chamados profissionais aprovados além do número de vagas.

"Vamos nomear quase 12 mil professores no total, mas temos que fazer a nomeação por etapas por causa dos exames de saúde. Serão nomeados 11.700 docentes até julho e depois no decorrer da validade do concurso ainda vamos nomear mais 2.293 professores. Estou prevendo que, na validade do concurso, nós vamos ultrapassar as vagas do edital, porque o sistema é muito dinâmico”, afirmou Ana Lúcia Gazzola.

O concurso público da Secretaria de Educação foi realizado em 2012 e abriu, no total, 21.377 vagas para diversas carreiras da educação. Cerca de 4,5 mil candidatos aprovados para os cargos administrativos já foram nomeados e estão em exercício. Nesta segunda etapa de nomeações, serão publicados os atos dos professores. 

O concurso da Secretaria de Estado de Educação disponibilizou vagas para professor nas áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna - Espanhol, Língua Estrangeira Moderna - Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e para atuação nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o cargo de professor, o concurso exigiu formação de nível superior.

Remuneração e 1/3 da jornada

Todos os professores admitidos por concurso terão remuneração inicial de R$ 1.386,00 para uma jornada de trabalho de 24 horas semanais, no sistema unificado de remuneração. O valor é, proporcionalmente, 47,42% superior ao piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) que é R$ 1.567,00 para uma jornada de 40 horas semanais.

Além de uma remuneração acima do piso do magistério, os novos professores da rede estadual mineira iniciarão seus trabalhos com mais tempo para o planejamento de aulas. Minas Gerais regulamentou, no final do ano de 2012, a jornada de trabalho dos professores. 

Com a promulgação da Lei Estadual 20.592, os docentes da rede pública estadual passaram a contar com 1/3 da jornada de trabalho para desenvolvimento de atividades extraclasse (oito horas) e os outros 2/3 para atividades de docência (16 horas). Anteriormente, a jornada de trabalho do professor reservava seis horas para as atividades extraclasse e 18 horas para as atividades em sala de aula. 
  
Da carga horária extraclasse, o Governo de Minas permite que o professor cumpra metade em local de sua livre escolha e a outra metade na escola. Do período que deve passar na escola, o professor ainda pode utilizar 50% para atividades de capacitação. Outra inovação da Lei é que, a partir de agora, os professores que excederem sua carga horária de aulas por meio da extensão de jornada ou exigência curricular poderão incorporar gradualmente os benefícios da jornada excedente para fins de aposentadoria.

6 comentários:

  1. Professor, na minha cidade eram 10 vagas para ATB e somente 01 foi nomeado. As nomeações previstas para o primeiro semestre/2013 inclui o cargo de ATB????????? Parabés pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As SRE já estão nomeando ATBs desde janeiro. Cada SRE tem uma realidade não sei exatamente qual a da sua região. Procure a SRE para saber.

      Excluir
  2. E os concursados de 2004 não nomeados efetivados pela lei 100 poderá ser chamados também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiverem feito o concurso de 2012 e forem aprovados no número de vagas sim.

      Excluir
  3. professor fui nomeado dia 05/03/2013 e tenho que comparecer dia 11/03/2013 para fonoaudiologa, psicologa e pericia. tenho que levar todos os exames, tais como de: sangue, urina, eletrocardiograma, laringoscopia, PA do torax etc. Em caso afirmativo, eu não tenho esses exames, o que fazer? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora , não vi sua postagem... espero que tenha levado todos pois era necessário sim. Desculpe.

      Excluir