PROJETO DIREÇÃO ESCOLAR

NO SENTIDO DE CONTRIBUIR COM TODOS/AS ESTOU PUBLICANDO SUGESTÕES PARA UM PROJETO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA. ACEITO SUGESTÕES, DESDE QUE NÃO SEJAM ANÔNIMAS E TENHA EMAIL PARA TROCARMOS EXPERIÊNCIAS:


PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR

  • Antes de qualquer coisa, a pessoa que pretende assumir a direção de uma escola, deve apresentar algumas características que podem influenciar diretamente na forma em que ele vai conduzir a gestão da escola. Não quer dizer que ele precise ter todas elas, mas que se essa pessoa se auto-avaliar e se souber ouvir as pessoas que o cercam, ela poderá ver quais são suas deficiências e saber em quais aspectos precisa melhorar. Vamos ver então algumas características que formam o perfil do diretor escolar.


FATORES QUE MOTIVAM A CANDIDATURA:

  • Ter pré-disposição para trabalho coletivo.
  • Ser articulador e mediador dos segmentos internos e externos: o diretor deve ser uma pessoa que abra o diálogo com os diferentes grupos existentes tanto dentro da escola como fora dela, buscando a maior interação possível com esses grupos em favor do desenvolvimento de sua escola.
  • Ter iniciativa e firmeza de propósito para realização de ações.
  • Ser conhecedor dos assuntos técnicos, pedagógicos, administrativos, financeiros e legislativos.
  • Ter espírito ético e solidário.
  • Ser conhecedor da realidade da escola: o diretor precisa conhecer não apenas a escola internamente, mas a comunidade envolta da escola.
  • Ter credibilidade na comunidade: o diretor precisa ser uma pessoa que transmita credibilidade, quer na sua conduta profissional, como pessoal e até mesmo na familiar.
  • Ser um defensor da educação.
  • Ter liderança democrática e capacidade de mediação.
  • Ser capaz de auto-avaliar-se e promover a avaliação do grupo. O diretor precisa saber que nem sempre está certo e que nem sempre tem razão, nem ele e muitas vezes nem o grupo. Por isso, ele deve ser capaz de reconhecer isso e tomar as medidas necessárias para corrigir suas deficiências e as deficiências do grupo. Entenda isso, como um sinal de humildade. Ao fazer uma avaliação de si mesmo e do grupo o diretor está tendo a grande oportunidade de medir seus erros e acertos e corrigi-los a tempo antes que seja tarde demais e comprometer todo o seu trabalho e o trabalho de sua equipe.
  • Ter a capacidade de resolver problemas: o diretor deve ser capaz de ver, ouvir, sentir o problema no momento e no local onde está acontecendo, sem fugir dele e sem tentar adiar a sua solução. Os problemas sempre irão existir e o diretor deve dar encaminhamento a eles, procurando resolve-los de forma definitiva e não tomando medidas paliativas que somente acobertem o problema naquele momento, permitindo que mais tarde eles se repitam. Sempre busque a ajuda e a participação de outras pessoas para ouvir suas opiniões sobre a questão e dividir as responsabilidades pelas decisões tomadas.
  • Ser transparente e coerente nas ações.

DIMENSÕES DA AUTONOMIA

AUTONOMIA PEDAGÓGICA
  • Integrar a Escola com a Comunidade;
  • Incentivar o trabalho participativo de toda a equipe;
  • Manter definido o foco da escola que é “aprender à aprender”;
  • Promover formação continuada, para toda equipe escolar, CDE e comunidade em geral em parceria com ONGs e Faculdades, Centros Universitários e Universidades;
  • Incentivar a participação ativa nas comemorações cívicas e sociais;
  • Buscar melhorias para tornar o espaço físico mais agradável;
  • Empenhar na busca da ampliação do acervo bibliotecário, e computadores para uso de professores e alunos.
  • Organizar e administrar reuniões Bimestrais;
  • Planejar atividades de lazer, culturais, esportivas e de formação profissional com os alunos de forma a permitir que tenham maior vivência com colegas, profissionais e com o mercado de trabalho.

AUTONOMIA ADMINISTRATIVA
  • Zelar pela segurança, conservação e manutenção do prédio escolar e seu mobiliário;
  • Receber, informar, despachar documentos e encaminhar-los aos órgãos competentes;
  • Planejar ações para melhorar a qualidade física da Escola.
  • Planejar com cada servidor as metas a serem atingidas e a forma de proporcionar uma boa avaliação de desempenho para que ela seja mais humana, justa e igualitária.

AUTONOMIA FINANCEIRA
  • Planejamento do repasse do Plano de Dinheiro Direto à Escola (PDDE), junto com o corpo docente, discente e Colegiado Escolar, bem como o cumprimento no prazo certo das prestações de contas;
  • Realização de eventos para arrecadar fundos tais como: Rifas, Bingos e outros.


ESTRATÉGIAS
  • Promover reuniões com exposições dos projetos realizados pelos professores envolvendo a comunidade;
  • Grupos de estudos, momentos de lazer, com professores e funcionários;
  • Trabalhar com projetos;
  • Propor grupos de estudos, debates, espaço aberto para palestras;
  • Realizar divulgação dos eventos e a sensibilização quanto a importância da participação nos mesmos.
  • Juntamente com a comunidade escolar fazer jardinagem...
  • Utilizar recursos próprios da escola arrecadados em parceria com a comunidade por meio de promoções para aquisição de bens de consumo.
  • Enviar projetos a órgãos públicos e privados com objetivo de envolve-los em parcerias na aquisição de computadores e outros materiais;
  • Melhorar a qualidade dos eventos da escola envolvendo alunos, pais e especialistas nos mesmos.
  • Oferecer meios para que exista a Associação de Pais e Amigos da Escola.
  • Oferecer meios para que exista um grêmio estudantil.
  • Criar mecanismos e espaços de diálogos que façam os jovens a refletirem sobre temas atuais como: violência, drogas, sexualidade, etc.
  • Não abandonar os/as trabalhadores/as nem o Sind-UTE, nem a CNTE.